domingo, 29 de janeiro de 2017

DEUS CRIOU O MAL?


Deus criou o mal?
Existem muitas expressões na bíblia que deixa o leitor meio perdido e isso tem sido causa de divisões doutrinárias entre muitos evangélicos por entenderem que Deus é o responsável diretamente pelo o que está acontecendo na terra, como as calamidades, enfermidades, fome, violência etc. devemos entender que ao aceitarmos o pecado consequentemente permitimos a entrada do mau ou do Diabo o qual é o agente destruidor. “E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira”. 2 Tessalonicenses 2:11, aqui o sentido é que Deus permitiria os acontecimentos por causa da desobediência dos homens, é uma forma do homem dar autoridade ao diabo para agir em sua vida, e essa permissão, É o Pecado.

Em Gênesis vemos a seguinte expressão: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto”. Gênesis 1.3. Em outras palavras, (palavras minhas), “Deus fala que, "O que Ele fez é perfeito”.

Certo dia navegando pelo Facebook, fui interrogado por uma leitora que despertou minha atenção onde a mesma ficou confusa com esse versículo na bíblia, então me senti na responsabilidade de afastar os pensamentos contrários que certamente ela iria cultivar. Então como cristão, fiquei triste em saber que existe muitos que ainda não conseguem interpretar a "Espiritualidade" em um texto bíblico. Prontamente respondi para esta senhora que nessa passagem, Deus estava em sua soberana Santidade, reconhecendo ser Ele, o criador do (anjo) Lúcifer e não atribuindo a si mesmo o mau que o Lúcifer (Diabo) praticava.

Exitem também uma crença de adeptos de certa religião os quais dizem que Deus é bom para os bons e mau para os maus, isso prova como esses religiosos estão longe de Deus.  vemos mais uma vez uma argumentação falsa e contraditória. “Porque Deus faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos”. Mateus 5:45. Deus é imparcial é santo e perfeito. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7

Jó é um dos casos especiais, pois ninguém está imune da tentação, principalmente os que se colocam como servos e filhos de Deus, pois Satanás é um instrumento ou agente provador, o qual busca sempre um meio para destruir os filhos de Deus. “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” 1 Pedro 5:8. “E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? ” Jó 1:6-9.

Outro exemplo é o rei Acabe que preferiu acreditar nos falsos profetas e com isso sofreu uma punição. “Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Não te disse eu, que ele não profetizaria de mim o que é bom, porém sempre o mal? ”. “E o rei lhe disse: Até quantas vezes, te conjurarei, para que não me fales senão a verdade em nome do Senhor? ”. II Crônicas 18. 15-17. Foi então que o profeta contou a visão e com apresentou um espírito de mentira, e isso aconteceu porque o rei estava racionalmente cego pela vitória e não aceitava a verdade. “Disse mais: Ouvi, pois, a palavra do Senhor: Vi ao Senhor assentado no seu trono, e todo o exército celestial em pé à sua mão direita, e à sua esquerda. E disse o Senhor: Quem persuadirá a Acabe rei de Israel, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? Um dizia desta maneira, e outro de outra. Então saiu um espírito e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o persuadirei. E o Senhor lhe disse: Com quê? E ele disse: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E disse o Senhor: Tu o persuadirás, e ainda prevalecerás; sai, e faze-o assim”. 2 Crônicas 18:18-21.

Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas. Isaías 45:7.

A expressão usada no versículo acima, aponta Deus como criador de todas as coisas, e não como o autor do mal que é o próprio Diabo, sendo que o mesmo só atua no mundo e na vida dos homens com a devida permissão de Deus. “Agora, pois, ouve isto, tu que és dada a prazeres, que habitas tão segura, que dizes no teu coração: Eu o sou, e fora de mim não há outra; não ficarei viúva, nem conhecerei a perda de filhos. Porém ambas estas coisas virão sobre ti num momento, no mesmo dia, perda de filhos e viuvez; em toda a sua plenitude virão sobre ti, por causa da multidão das tuas feitiçarias, e da grande abundância dos teus muitos encantamentos. Porque confiaste na tua maldade e disseste: Ninguém me pode ver; a tua sabedoria e o teu conhecimento, isso te fez desviar, e disseste no teu coração: Eu sou, e fora de mim não há outra. Portanto sobre ti virá o mal, sem que saibas a sua origem, e tal destruição cairá sobre ti, sem que a possas evitar; e virá sobre ti de repente desolação que não poderás conhecer”. Isaías 47:8-11.
Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, e que produz a ferramenta para a sua obra; também criei o assolador, para destruir. Isaías 54:16.

Eis as verdadeiras atribuições de Satanás.

O ladrão não vem senão a roubar, a matar e destruir". João 10:10. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. Apocalipse 12:9.


Pr. Adilau Vieira da Costa
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA UNIVERSAL.

Fonte Pesquisada: https://www.bibliaonline.com.br/
Fonte Pesquisada: http://bibliaportugues.com/
Fonte Pesquisada: https://www.google.com.br/search?

Nenhum comentário: