terça-feira, 13 de setembro de 2011

QUAL FOI O PECADO DE SODOMA E GOMORRA?

Este artigo objetiva minimizar o sofrimento de muitos leitores, os quais acreditaram por longos anos e muitos até já morreram acreditando que o pecado de Sodoma e Gomorra que provocou a ira de Deus foi Exclusivamente o Sexo entre homens. Tem também esse artigo o objetivo de eliminar essa heresia que vem sendo propagada por centenas e centenas de anos por meio de interpretações forçadas e duvidosas da palavra de Deus, onde tais conceitos tornam os indivíduos mais céticos.

É preciso ler com atenção e com humildade de um verdadeiro adorador e Servo do Senhor e da sua Palavra.  É triste e lamentável que muitos Pregadores, Pastores e Teólogos ainda insistem que o pecado de Sodoma e Gomorra foi Exclusivamente o Sexo, isto é “o Homossexualismo”. A expressão usada nos textos bíblicos referentes à; "Sodoma e Gomorra" aplicam-se, por extensão, às cinco cidades-estados do Vale de Sidim, no Mar Salgado ou Mar Morto. Eram elas: Sodoma, Gomorra, Admá, Zebolim e Bela (também é chamada de Zoar) e seus habitantes eram os Cananeus. 

Em Gênesis 13:12, diz que Ló Habitou nas campinas ou melhor nas proximidades de Gomorra e armou suas tendas até Sodoma. Em primeiro lugar devemos entender que Ló não era pregador do Evangelho e também não era um homem Justo, (Gênesis: 18. 23-33), mas foi justificado e salvo porque estava debaixo das promessas de Deus que foram feitas a Abraão e sua posteridade (....). Gênesis 15:4-5, Gênesis 15:18-21, Gênesis 12:2-3. Quando os anjos chegaram, Ló pediu que os mesmos entrassem e descansassem e pela manhã fossem embora. (Obs.: era comum a hospedagem de estrangeiros naquela época).

Se Jó não era justo como poderia pregar o juízo sobre àquele povo, não podia, por isso coube aos anjos executarem essa tarefa de pregar.  Quando Abraão intercedeu por Sodoma e Gomorra, Deus respondeu a Abraão dizendo, "Se houver um justo não destruirei a cidade". Aqui entendemos que não havia naquele tempo, ninguém digno ou justo o suficiente para pregar o evangelho ao povo.

Os anjos “naquela mesma noite foram para cidade pregar o Juízo, isto é, a destruição que viria sobre os moradores de Sodoma e Gomorra. Gn. 18. 2b., ver Romanos 1:18 a 32, aqui o apostolo Paulo refere aos pecados de Sodoma e Gomorra.

Uma Tradição e costumes da época.

O gesto de inclinação de Ló perante àqueles “homens” era costume na época, simbolizando respeito e honra aos visitantes estrangeiros. Observe o que Deus Disse a Abraão: “ Se houver alguém justo”, não destruirei Sodoma e Gomorra, (Rom. 2.10) como não tinha, Deus prosseguiu com seu plano. E ponto final.... Abraão, nosso Pai na fé, representou a figura de Cristo naquela hora, quando intercedia pela humanidade pecadora.

Alegações sobre o Homossexualismo. 

Alegação de certos fanáticos e Pregadores fundamentalistas é a seguinte: “ Indo após outra carne”, (edição ERC), referindo-se ao sexo entre homens com outro homens e mulher com outra mulher. O texto é claro e literal: "outra carne”, e não a mesma carne, por exemplo a carne do homem é uma ou a mesma carne, ou o mesmo sexo, o texto aqui pode estar alegando uma prática sexual fora dos padrões estabelecidos por Deus. (Gen. 6.5,6,13) e se estão referindo ao sexo oposto, então não é a mesma carne e sim a outra carne. Em levíticos (ERC – Edição Revisada e Corrigida): Levítico 20: 13 - Quando também um homem se deitar com outro homem, como (como se fosse uma mulher), com mulher, ambos fizeram abominação (Sexo); certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles. (20: 15) - Quando também um homem se deitar com um animal, certamente morrerá; e matareis o animal. (20: 16) - Também a mulher que se chegar a algum animal, para ajuntar-se, (fazer sexo), com ele, aquela mulher bem como o animal; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles.

Etimologia do termo “Homossexualismo”: Origem da palavra homossexual.

Do grego antigo  ὁμός” homos (“o mesmo”) e do latim sexus (“sexo”). É um vocábulo híbrido formado, uma pelo grego e outro pelo latim, que literalmente significa “Sexo, ou o mesmo sexo”, termo este usado por volta do ano 1848 pelo escritor Karl Maria Kertbery, conotando, portanto, atos sexuais e afetivos entre membros do mesmo sexo. Na modernidade esse vocábulo está relacionado à orientação sexual do ser humano e sua atração sexual pelo mesmo gênero.

A Versão de João Ferreira de Almeida Atualizada. (ERC)

Nem toda carne é uma mesma carne; mas uma é a carne dos homens, outra a carne dos animais, outra a das aves e outra a dos peixes. I Coríntios 15.39.
Podemos deduzir que esta outra carne não se refere ao sexo oposto e nem ao mesmo sexo, pois conforme o versículo acima, "outra carne aponta para os animais".

Versão Almeida (ERC, Edição revisada e Corrigida) (Judas 1:7) - Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas, por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. Observando o texto acima vemos que no livro de Levítico a Lei foi estabelecida para punir toda prática pecaminosa. Não tenho aqui o propósito de descartar tais práticas sexuais naquele período, mas sim de esclarecer que o mesmo não foi a causa principal da destruição deste povo, Abarcamos aqui este pecado e as demais perversidades relatadas em levíticos os quais levaram a serem objetos do juízo de Deus levando-o a estabelecer uma lei no futuro para punir tais práticas. Sabemos que na época das cidades de Sodoma e Gomorra a lei ainda não estava em evidência. O mais interessante é que estes conceitos de homossexualismo estão relacionados apenas ao Novo Testamento, de onde surgiu esta versão sobre o Sexo pecaminoso, entre os homens.

 As versões do Velho Testamento?

A Versão ERC, relata o seguinte: (Gênesis. 19.5). Traze-os para fora para que conheçamos”, aqui o termo é literal, e muitos pregam que esta expressão se refere a “SEXO” entre os habitantes de Sodoma e Gomorra e com os Anjos. Não existe a expressão “fazer sexo” nos textos sagrados, (As dúvidas são geradas pelas diferenças em várias traduções desse texto bíblico.  A prova de que estão errados vem no versículo a seguir. (Ver. 9). Como estrangeiros vieram habitar aqui e querem ser "JUÍZ" em tudo (não se refere a Ló pois o mesmo não era justo e sim aos "Anjos)". Os Anjos pregaram o juízo sobre eles e os mesmos não aceitaram. Observando o versículo 21, entendemos que Ló fez um clamor aos Anjos para escapar indo para uma pequena cidade próxima de Sodoma chamada de Bela, que posteriormente passou a ser chamada de "Zoar", que também fazia parte do plano de destruição. "Eis ali perto aquela cidade, para a qual eu posso fugir, e é pequena. Permite que eu me escape para lá (porventura não é pequena?), e viverá a minha alma.  "Disse-lhe: Quanto a isso também te hei atendido, para não subverter a cidade de que acabas de falar. Gênesis 19. 20,21. Isto é tal cidade também estava nos planos de destruição pois pertencia a extensão de Sodoma e Gomorra.

NVI. Nova Versão Internacional. Cap. 19. 5 “Chamaram Ló e lhes disseram: Onde estão os homens que vieram à sua casa esta noite? Traga-os para fora para nós aqui, para que tenhamos relações com eles

Versão NVI.

De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo”. Judas 1.7. * O termo, “relações sexuais antinaturais” foram acrescentadas aos textos originais.

Na versão NVI.
"Da mesma forma, estes sonhadores contaminam o próprio corpo, rejeitam as autoridades e difamam os seres celestiais". Judas 1. 8. Na Versão ARC.E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades. Judas 1.8.

Somente uma mente depravada e pervertida sexualmente, vê e interpreta como Sexo neste termo em primeiro lugar a versão NVI é uma versão duvidosa e com alterações para o modernismo secular, o termo “Relação” pode ser interpretado de vários sentidos, podemos simplesmente entender se for o caso acima como, relações entre os indivíduos em uma sociedade, nações, povos e línguas, também no sentido de conhecer-se, de dialogar”, de interagir, de conversar de entrar em um acordo amigável, Etc.

 A Sociedade Bíblica Internacional usa a versão NVI, estudos apontam que textos do grego foram adulterados e por isso estão corrompidos.

O texto do grego usado no Novo Testamento da NVI é de origem estranha ou melhor
proveniente de 2 manuscritos um da Alexandria e outro do Egito. Essa região foi considerada o berço do Gnosticismo, onde surgiu as mais perversas heresias contra a igreja cristã, sendo de lá os hereges Orígenes e Árius. Os manuscritos usados para compor esse texto grego são parte de uma pequena minoria, compondo menos de 1 por cento dos manuscritos gregos existentes. Eles são tão ruins e claramente falsos, que o maior linguista crente do século XIX chamado John William Burgon, declarou o seguinte sobre eles:

"É de fato mais fácil achar dois versos consecutivos nos quais esses dois manuscritos diferem um do outro, do que dois versos consecutivos nos quais eles concordam inteiramente."


As dúvidas são geradas pelas traduções variadas e modernizadas da bíblia, e erros forçados de interpretação.

A visão de Isaías, filho de Amós, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém. nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, e Ezequias, reis de Judá.  Ouvi a palavra do Senhor, governadores de Sodomadai ouvidos à lei do nosso Deusó povo de Gomorra. Isaías 1. 1-31. ERC. Edição Revisada e Corrigida. Almeida.  O profeta aqui faz uma metáfora, igualando os pecados de Judá e Jerusalém a Sodoma e a Gomorra, ao lermos todo o capítulo poderemos ter uma melhor compreensão. Se Judá e Jerusalém tinha o mesmo perfil das cidades de Sodoma e Gomorra, porque elas não foram destruídas também? 

O PROFETA ISAÍAS DIZ...

O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. Ah, nação pecadora, povo carregado de iniquidade, descendência de malfeitores, filhos que praticam a corrupção! Deixaram o Senhor, desprezaram o Santo de Israel, voltaram para trás. Por que seríeis ainda castigados, que persistis na rebeldia? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã; há só feridas, contusões e chagas vivas; não foram espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo. O vosso país está assolado; as vossas cidades abrasadas pelo fogo; a vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença, e está devastada, como por uma pilhagem de estrangeiros.

Observe atentamente o que o Profeta Ezequiel faz as mesmas referências a Jerusalém. (Ezequiel 16.2). Filho do homem faça conhecer a Jerusalém seus atos abomináveis.

AQUI O PROFETA REVELA O MOTIVO DA DESTRUIÇÃO DE SODOMA E GOMORRA, mas não há referências de sexo.


“Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado”. Ezequiel 16:49, 50. “Também elas se ensoberbeceram, e fizeram abominação diante de mim; pelo que, ao ver isso, as tirei do seu lugar”.  Almeida revisada e Corrigida – ARC.

NVI. Nova Versão Internacional.
“Ora, este foi o pecado de sua irmã Sodoma: ela e suas filhas (cidades menores ou aldeias vizinhas) eram arrogantes, tinham fartura de comida e viviam despreocupadas; não ajudavam os pobres e os necessitados”. Ezequiel 16 49. Eram altivas e cometeram práticas repugnantes diante de mim. Por isso eu me desfiz delas, conforme você viu. Ezequiel 16 49,50.


Portanto não há nenhuma referência nestes textos indicando que a destruição
de Sodoma e Gomorra fora Exclusivamente o Sexo "homossexualismo", isto é, como o pecado exclusivo.

Veja os pecados destacados pelo Apostolo Paulo que são:
a)    Mudaram a glória de Deus. (Rom 1.23)
b)    Passaram a honrar mais os homens do que a Deus. (Rom 1.25)
c)    Mudaram o uso natural. (Rom 1.24,27)
d)    Não se importaram em ter o conhecimento de Deus. (Rom 1.28)

O apostolo Paulo faz referências idênticas ao Profeta Isaías e Ezequiel quanto ao pecado e idolatria, e suas consequências; Rom 1.23. Mudaram a glória de Deus, isto e trocaram Deus por Ídolos, passaram a honrar e servir mais a criatura (aos homens) do que o Criador. Rom 1.25. Mudou o uso natural, isto e passaram a ter relações sexuais, homens com homens e mulheres com mulheres. Rom 1.24,27.  Mudou a gloria de Deus, isto é Deus foi substituído por imagens de homens, de animais de aves e repteis. Vemos aqui uma mudança radical da humanidade, onde mudaram, trocaram e honraram e serviram a criatura (homem e suas imagens), vemos que o ponto de Partida foi a uma Idolatria depravada e não aponta o sexo como a principal causa do juízo de Deus, mas sim um conjunto de falhas (Pecados).

O Apostolo Paulo explica porque os homens ficaram expostos ao pecado.

"E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Ignoraram o conhecimento, a expressão "Deus os entregou" representa o descaso do homem para com Deus. Observe a relação dos pecados como consequência desta ignorância e do descaso do homem para com Deus". Romanos 1:28. ERC. Edição revisada e Corrigida. Almeida.

Obs.: A Perversão equipara-se a vários tipos de práticas pecaminosas sem  excluir a ou b, certamente havia homossexualismo e outras práticas sexuais pecaminosas, mas afirmar categoricamente que foi o Sexo pecaminoso a causa principal, isso é cometer um erro sério e grave, porque na história houve práticas sexuais tão perversas e não foram motivos de destruição, é só ver uma breve história de Nínive, que estava condenada a destruição mas,  por causa do arrependimento, ela foi poupada, em Corintos existia um templo da deusa Diana, ou templo da prostituição, como também de Baal e Assera os quais de acordo com a história havia sacrifício de crianças de moças virgens, práticas sexuais, e vários outros tipos de perversidade etc., e nem por isso Corintos foi destruída.

Veja a distinção feito pelo Apostolo Paulo entre ser homossexual ou ser Sodomita.

a)    Efeminados. (I Cor. 6.9)
b)    Sodomitas. (I Cor. 6.9 – Eze. 16.44,45-47. 16.49 -Gen. 13.13)

Em Corintos havia efeminados (homossexuais, ou pecado de homofobia), como também sodomitas. Mais uma prova que o Sinônimo de Sodoma e Gomorra não é homossexualismo.  "Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os Sodomitas. I Cor. 6.9. ERC.  Almeida. Ser Sodomita está explícito nos capítulos de Ezequiel. 16.44,45, 47, Ezequiel. 16. 49, Gên. 13.13.  Obs.: Efeminados é o mesmo que ser homossexual.

Os pecados de Jerusalém eram mais graves do que os pecados dos povos de Sodoma e Gomorra.

Não apenas na mesma ordem que o pecado das ímpias cidades de Samaria e de Sodoma, mas ainda eram piores do que o pecado dessas cidades (51), a hediondez de Jerusalém é acentuada uma vez do seu privilégio de estar desposada com Jeová. Todavia não andaste nos seus caminhos, nem fizeste conforme as suas abominações; mas como se isto fora mui pouco, ainda te corrompeste mais do que elas, em todos os teus caminhos.  
Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não fez Sodoma, tua irmã, nem ela, nem suas filhas como fizeram tu e tuas filhas. Mas em Jerusalém vejo coisas horrenda: cometem adultérios, e andam com falsidade, e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam da sua maldade”. Ezequiel. 16,44,45,46,47. ERC. Edição revisada e Corrigida. Almeida.

Eles têm-se tornado para mim como Sodoma, e os seus moradores como Gomorra”. Jeremias 23:14. ERC.  Almeida

Conclusão.

Portanto, ainda que alguém ou a sociedade reprove a conduta e o comportamento homossexual, e suas práticas pecaminosas, os indícios de que os pecados de Sodoma e Gomorra teriam ido além das relações sexuais ilícitas é claro e evidente em toda a Bíblia, porém não foi o motivo da destruição daquele povo, nota-se claramente que os habitantes destas cidades tinham uma conduta perversa, sem afeição natural e ingrata. Podemos claramente observar também que as práticas pecaminosas de Jerusalém e de Judá, foram equiparadas aos pecados de Sodoma e Gomorra, mas o profeta em nenhum momento faz referência ao sexo ou a homofobia.

Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor. (Gênesis 13.13). ERC. Edição revisada e Corrigida. Almeida

Os erros são motivados por interpretação forçadas é pela falta de um estudos sistemático e sério da palavra de Deus e também de uma vida santificada, e de um compromisso para os verdadeiros princípios da Palavra de Deus. Se realmente o sexo entre homem com homens e mulher com mulheres, fossem a causa da destruição destas cidades, então somente quem praticasse tais atos, é que seriam destruídos, e não toda a cidade, é só ler com atenção quando Abraão intercedia, e Deus respondia: "Se houver um "Justo", não destruirei. Hoje nós conhecemos e sabemos a quem Deus o Pai se referia " A Jesus", O Justo. Col. 4.11. 

Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. Mateus 7.5.

BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS:
1- Revision Revised, Dean John W. Burgon
2- Modern Bibles-The Dark Secrets, Dr. Jack Moorman.
3- Defending The King James Bible – Dr. D.A. Waite.
4- A Creationist's Defense of the KJB, Dr. Henry Morris
5- An Understandable History of the Bible, Dr. Samuel Gipp
8- Fonte pesquisada: https://www.google.com.br







4 comentários:

Osmar Santos disse...

Estamos caminhando para a depravação total, em todos os níveis e camadas sociais. O mundo abraça, apoia e defende o erro, descaradamente. Já é chegada a hora de algo grandioso acontecer no planeta. Algo como um Cataclismo de proporção planetária...

MINISTERIO PASTORTOLENTINO SILVA disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Dj Cw disse...

o povo queria dialogar? haha. oq da há entender no texto é que queriam matá-los. e no texto de ezequiel diz: q fizeram "abominação diante de Deus" (idolatria.e imoralidade sexual) pois prestavam culto a baal pq eram cananeus gênesis 10;19

os pecados eram soberba, falta de hospitalidade e idolatria.

Mar Azul disse...
Este comentário foi removido pelo autor.