terça-feira, 13 de setembro de 2011

QUAL FOI O PECADO DE SODOMA E GOMORRA?


Este artigo objetiva minimizar o sofrimento de muitos leitores, os quais acreditaram por

longos anos e muitos até já morreram acreditando que o pecado de Sodoma e Gomorra que provocou a ira de Deus foi Exclusivamente o Sexo entre os homens. Tem também esse artigo o objetivo de eliminar essa heresia que vem sendo propagada por centenas e centenas de anos por meio de interpretações forçadas e duvidosas da palavra de Deus, onde tais conceitos tornam os indivíduos mais céticos e distantes da conversão em Cristo.
É preciso ler com atenção e com a humildade de um verdadeiro adorador e Servo do Senhor e da sua Palavra.  É triste e lamentável que muitos Pregadores, Pastores e Teólogos ainda insistem que o pecado de Sodoma e Gomorra foi Exclusivamente o Sexo, isto é “o Homossexualismo”. A expressão usada nos textos bíblicos referentes à; "Sodoma e Gomorra" aplicam-se, por extensão, às cinco Cidades-Estados do Vale de Sidim, no Mar Salgado ou Mar Morto. Eram elas: Sodoma, Gomorra, Admá, Zebolim e Bela (também é chamada de Zoar) e seus habitantes eram os Cananeus. 

Em Gênesis 13:12, diz que Ló Habitou nas campinas ou melhor nas proximidades de Gomorra e armou suas tendas até Sodoma. Em primeiro lugar devemos entender que Ló não era pregador do Evangelho e também não era um homem Justo, (Gênesis: 18. 23-33), mas foi justificado e salvo porque estava debaixo das promessas de Deus que foram feitas a Abraão e sua posteridade (....). Gênesis 15:4-5, Gênesis 15:18-21, Gênesis 12:2-3. Quando os anjos chegaram, Ló pediu que os mesmos entrassem e descansassem e pela manhã fossem embora. (Obs.: era comum a hospedagem de estrangeiros naquela época).
Se Jó não era justo como poderia pregar o juízo sobre àquele povo, não podia, por isso coube aos anjos executarem essa tarefa de pregar.  Quando Abraão intercedeu por Sodoma e Gomorra, Deus respondeu a Abraão dizendo, "Se houver um justo não destruirei a cidade". Aqui entendemos que não havia naquele tempo, ninguém digno ou justo o suficiente para pregar o evangelho ao povo.
Os anjos “naquela mesma noite foram para cidade pregar o Juízo, isto é, a destruição que viria sobre os moradores de Sodoma e Gomorra. Gênesis. 18. 2b., ver Romanos 1:18 a 32, aqui o Apóstolo Paulo refere aos pecados de Sodoma e Gomorra.


Uma Tradição e costumes da época.
 
O gesto de inclinação de Ló perante 
àqueles “homens” era costume na época, simbolizando respeito e honra aos visitantes estrangeiros. Observe o que Deus Disse a Abraão: “ Se houver alguém justo”, não destruirei Sodoma e Gomorra, (Rom. 2.10) como não tinha, Deus prosseguiu com seu plano. E ponto final.... Abraão, nosso Pai na fé, representou a figura de Cristo naquela hora, quando intercedia pela humanidade pecadora.

pecado, sodoma, gomorra, homossesual
Alegações sobre o Homossexualismo.
Alegação de certos fanáticos e Pregadores fundamentalistas é a seguinte: “ Indo após outra carne”, (edição ERC), referindo-se ao sexo entre homens com outro homens e mulher com outra mulher. O texto é claro e literal: "outra carne”, e não a mesma carne, por exemplo a carne do homem é uma ou a mesma carne, ou o mesmo sexo, o texto aqui pode estar alegando uma prática sexual fora dos padrões estabelecidos por Deus. (Gen. 6.5,6,13) e se estão referindo ao sexo oposto, então não é a mesma carne e sim a outra carne. Em levíticos (ERC – Edição Revisada e Corrigida): Levítico 20: 13 - Quando também um homem se deitar com outro homem, como (como se fosse uma mulher), com mulher, ambos fizeram abominação (Sexo); certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles. (20: 15) - Quando também um homem se deitar com um animal, certamente morrerá; e matareis o animal. (20: 16) - Também a mulher que se chegar a algum animal, para ajuntar-se, (fazer sexo), com ele, aquela mulher bem como o animal; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles.



Etimologia do termo “Homossexualismo”: Origem da palavra homossexual.

Do grego antigo “ ὁμός” “homos (“o mesmo”) e do latim sexus (“sexo”). É um vocábulo híbrido formado, uma pelo grego e outro pelo latim, que literalmente significa “Sexo, ou o mesmo sexo”, termo este usado por volta do ano 1848 pelo escritor Karl Maria Kertbery, conotando, portanto, atos sexuais e afetivos entre membros do mesmo sexo. Na modernidade esse vocábulo está relacionado à orientação sexual do ser humano e sua atração sexual pelo mesmo gênero.


pecado, sodoma, gomorra, homossesual
A Versão de João Ferreira de Almeida Atualizada. (ERC)
Nem toda carne é uma mesma carne; mas uma é a carne dos homens, outra a carne dos animais, outra a das aves e outra a dos peixes. I Coríntios 15.39. 
Podemos deduzir que esta outra carne não se refere ao sexo do homem com outro homem, ou da mulher com outra mulher, pois são a mesma carne e conforme o versículo acima, "outra carne aponta para os animais".

Versão Almeida (ERC, Edição revisada e Corrigida) (Judas 1:7) - Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas, por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. Observando o texto acima vemos que no livro de Levítico a Lei foi estabelecida para punir toda prática pecaminosa. Não tenho aqui o propósito de descartar tais práticas sexuais naquele período, mas sim de esclarecer que o mesmo não foi a causa principal da destruição deste povo, Abarcamos aqui este pecado e as demais perversidades relatadas em levíticos os quais levaram a serem objetos do juízo de Deus levando-o a estabelecer uma lei no futuro para punir tais práticas. Sabemos que na época das cidades de Sodoma e Gomorra a lei ainda não estava em evidência. O mais interessante é que estes conceitos de homossexualismo estão relacionados apenas ao Novo Testamento, de onde surgiu esta versão sobre o Sexo pecaminoso, entre os homens. 


As versões do Velho Testamento?

A Versão ERC, relata o seguinte: (Gênesis. 19.5). "Traze-os para fora para que conheçamos”, aqui o termo é literal, e muitos pregam que esta expressão se refere a “SEXO” entre os habitantes de Sodoma e Gomorra e com os Anjos. Não existe a expressão “fazer sexo” nos textos sagrados, (As dúvidas são geradas pelas diferenças em várias traduções desse texto bíblico.  A prova de que estão errados vem no versículo a seguir. (Ver. 9). Como estrangeiros vieram habitar aqui e querem ser "JUÍZ" em tudo (não se refere a Ló pois o mesmo não era justo e sim aos "Anjos)". Os Anjos pregaram o juízo sobre eles e os mesmos não aceitaram. Observando o versículo 21, entendemos que Ló fez um clamor aos Anjos para escapar indo para uma pequena cidade próxima de Sodoma chamada de Bela, que posteriormente passou a ser chamada de "Zoar", que também fazia parte do plano de destruição. "Eis ali perto aquela cidade, para a qual eu posso fugir, e é pequena. Permite que eu me escape para lá (porventura não é pequena?), e viverá a minha alma.  "Disse-lhe: Quanto a isso também te hei atendido, para não subverter a cidade de que acabas de falar. Gênesis 19. 20,21. Isto é tal cidade também estava nos planos de destruição pois pertencia a extensão de Sodoma e Gomorra.


pecado, sodoma, gomorra, homossesualismo
Versão NVI.  Cap. 19. 5 “Chamaram Ló e lhes disseram: Onde estão os homens que vieram à sua casa esta noite? Traga-os para fora para nós aqui, para que tenhamos relações com eles”

Versão NVI.
“De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo”. Judas 1.7. * O termo, “Relações Sexuais Antinaturais” foram acrescentadas aos textos originais.


Versão NVI.
"Da mesma forma, estes sonhadores contaminam o próprio corpo, rejeitam as autoridades e difamam os seres celestiais". Judas 1 . 8. Na Versão ARC.E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades. Judas 1.8.


Somente uma mente depravada e pervertida sexualmente, vê e interpreta como Sexo o sentido neste termo, em primeiro lugar a versão NVI é uma versão duvidosa e com alterações para o modernismo secular, os termos usados nos textos da NVI, estão adulterados, pois não existe tais descrições nos textos sagrados, como "relações sexuais, ou relação”, Estudos minuciosos tem apontado adulterações exageradas e corrompidas os quais dão margem às interpretações duvidosas e errôneas além de estarem totalmente fora do contexto bíblico original. 
O texto do grego usado no Novo Testamento da NVI é de origem estranha ou melhor proveniente de 2 manuscritos um da Alexandria e outro do Egito. Essa região foi considerada o berço do Gnosticismo, onde surgiu as mais perversas heresias contra a igreja cristã, sendo de lá os hereges Orígenes e Árius. Os manuscritos usados para compor esse texto grego são parte de uma pequena minoria, compondo menos de 1 por cento dos manuscritos gregos existentes. Eles são tão ruins e claramente falsos, que o maior linguista crente do século XIX chamado John William Burgon, declarou o seguinte sobre eles:

"É de fato mais fácil achar dois versos consecutivos nos quais esses dois manuscritos diferem um do outro, do que dois versos consecutivos nos quais eles concordam inteiramente." Jhone William burgon

As dúvidas são geradas pelas traduções variadas e modernizadas da bíblia, e erros forçados de interpretação.
A visão de Isaías, filho de Amós, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém. nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, e Ezequias, reis de Judá.  Ouvi a palavra do Senhor, governadores de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra. Isaías 1. 1-31. ERC. Edição Revisada e Corrigida. Almeida.  O profeta aqui faz uma metáfora, igualando os pecados de Judá e Jerusalém a Sodoma e a Gomorra, ao lermos todo o capítulo poderemos ter uma melhor compreensão. Se Judá e Jerusalém tinha o mesmo perfil das cidades de Sodoma e Gomorra, porque elas não foram destruídas também?
 

O Profeta Izaías diz:
O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. Ah, nação pecadora, povo carregado de iniquidade, descendência de malfeitores, filhos que praticam a corrupção! Deixaram o Senhor, desprezaram o Santo de Israel, voltaram para trás. Por que seríeis ainda castigados, que persistis na rebeldia? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã; há só feridas, contusões e chagas vivas; não foram espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo. O vosso país está assolado; as vossas cidades abrasadas pelo fogo; a vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença, e está devastada, como por uma pilhagem de estrangeiros.
Observe atentamente o que o Profeta Ezequiel faz as mesmas referências a Jerusalém. (Ezequiel 16.2). Filho do homem faça conhecer a Jerusalém seus atos abomináveis.


Profeta revela os motivos que levaram a destruição de Sodoma e Gomorra e Cidades circunvizinhas, mas não há referências de sexo.


“Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado”. Ezequiel 16:49, 50. “Também elas se ensoberbeceram, e fizeram abominação diante de mim; pelo que, ao ver isso, as tirei do seu lugar”.  Almeida revisada e Corrigida – ARC.

NVI. Nova Versão Internacional.
“Ora, este foi o pecado de sua irmã Sodoma: ela e suas filhas (cidades menores ou aldeias vizinhas) eram arrogantes, tinham fartura de comida e viviam despreocupadas; não ajudavam os pobres e os necessitados”. Ezequiel 16 49. Eram altivas e cometeram práticas repugnantes diante de mim. Por isso eu me desfiz delas, conforme você viu. Ezequiel 16 49,50.
Portanto não há nenhuma referência nestes textos indicando que a destruição de Sodoma e Gomorra fora Exclusivamente o Sexo "homossexualismo", isto é, como o pecado exclusivo.


Veja os pecados destacados pelo Apostolo Paulo que são:
a)    Mudaram a glória de Deus. (Rom 1.23)
b)    Passaram a honrar mais os homens do que a Deus. (Rom 1.25)
c)    Mudaram o uso natural. (Rom 1.24,27)
d)    Não se importaram em ter o conhecimento de Deus. (Rom 1.28)


O Apóstolo Paulo faz referências idênticas ao Profeta Isaías e Ezequiel quanto ao pecado e idolatria, e suas consequências; Rom 1.23. Mudaram a glória de Deus, isto e trocaram Deus por Ídolos, passaram a honrar e servir mais a criatura (aos homens) do que o Criador. Romanos 1.25. Mudou o uso natural, isto e passaram a ter relações sexuais, homens com homens e mulheres com mulheres. Romanos 1.24,27.  Mudou a gloria de Deus, isto é Deus foi substituído por imagens de homens, de animais de aves e répteis. Vemos aqui uma mudança radical da humanidade, onde mudaram, trocaram e honraram e serviram a criatura (homem e suas imagens), vemos que o ponto de Partida foi a uma Idolatria depravada e não aponta o sexo como a principal causa do juízo de Deus, mas sim um conjunto de falhas (Pecados).


O Apóstolo Paulo explica porque os homens ficaram expostos ao pecado.
"E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Ignoraram o conhecimento, a expressão "Deus os entregou" representa o descaso do homem para com Deus. Observe a relação dos pecados como consequência desta ignorância e do descaso do homem para com Deus". Romanos 1:28. ERC. Edição revisada e Corrigida. Almeida.
Obs.: A Perversão equipara-se a vários tipos de práticas pecaminosas sem  excluir a ou b, certamente havia homossexualismo e outras práticas sexuais pecaminosas, mas afirmar categoricamente que foi o Sexo pecaminoso a causa principal, isso é cometer um erro sério e grave, porque na história houve práticas sexuais tão perversas e não foram motivos de destruição, é só ver uma breve história de Nínive, que estava condenada a destruição mas,  por causa do arrependimento, ela foi poupada, em Coríntos existia um templo da deusa Diana, ou templo da prostituição, como também de Baal e Assera os quais de acordo com a história havia sacrifício de crianças de moças virgens, práticas sexuais, e vários outros tipos de perversidade etc., e nem por isso Coríntos foi destruída.


Veja a distinção feito pelo Apóstolo Paulo entre ser homossexual ou ser Sodomita.

 
a)    Efeminados. (I Cor. 6.9)
b)    Sodomitas.
(I Cor. 6.9 – Eze. 16.44,45-47. 16.49 -Gênesis. 13.13).

 
Em Coríntos havia efeminados (homossexuais, ou pecado de homofobia), como também sodomitas. Mais uma prova que o Sinônimo de Sodoma e Gomorra não é homossexualismo.  "Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os Sodomitas. I Cor. 6.9. ERC.  Almeida. Ser Sodomita está explícito nos capítulos de Ezequiel. 16.44,45, 47, Ezequiel. 16. 49, Gênesis. 13.13.  Obs.: O Apóstolo Paulo pode estar fazendo uma referência a esses "Eunucos", os quais tinha as características de efeminados os quais já estavam sendo rejeitados pela sociedade naquele período.


Os pecados de Jerusalém eram mais graves do que os pecados dos povos de Sodoma e Gomorra.

 
Não apenas na mesma ordem que o pecado das ímpias cidades de Samaria e de Sodoma, mas ainda eram piores do que o pecado dessas cidades (51), a hediondez de Jerusalém é acentuada uma vez do seu privilégio de estar desposada com Jeová. Todavia não andaste nos seus caminhos, nem fizeste conforme as suas abominações; mas como se isto fora mui pouco, ainda te corrompeste mais do que elas, em todos os teus caminhos. 
“Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não fez Sodoma, tua irmã, nem ela, nem suas filhas como fizeram tu e tuas filhas. Mas em Jerusalém vejo coisas horrenda: cometem adultérios, e andam com falsidade, e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam da sua maldade”. Ezequiel. 16,44,45,46,47. ERC. 


“Eles têm-se tornado para mim como Sodoma, e os seus moradores como Gomorra”. Jeremias 23:14. ERC.  Almeida.


Conclusão.
Portanto, ainda que alguém ou a sociedade reprove a conduta e o comportamento homossexual, e suas práticas pecaminosas, os indícios de que os pecados de Sodoma e Gomorra teriam ido além das relações sexuais ilícitas é claro e evidente em toda a Bíblia, porém não foi o motivo da destruição daquele povo, nota-se claramente que os habitantes destas cidades tinham uma conduta perversa, sem afeição natural e ingrata. Podemos claramente observar também que as práticas pecaminosas de Jerusalém e de Judá, foram equiparadas aos pecados de Sodoma e Gomorra, mas o profeta em nenhum momento faz referência ao sexo ou a homofobia.
Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor. (Gênesis 13.13). ERC. Edição revisada e Corrigida. Almeida


Os erros são motivados por interpretação forçadas é pela falta de um estudos sistemático e sério da palavra de Deus e também de uma vida santificada, e compromissada com os verdadeiros princípios da Palavra de Deus. Se realmente o sexo entre homem com homens e mulher com mulheres, fossem a causa da destruição destas cidades, então somente quem praticasse tais atos, é que seriam destruídos, e não toda a cidade, é só ler com atenção quando Abraão intercedia, e Deus respondia: "Se houver um "Justo", não destruirei. Hoje nós conhecemos e sabemos a quem Deus o Pai se referia " A Jesus", O Justo. Col. 4.11.


Os Eunucos.
Clemente de Alexandria, (150-215 d.C.) um dos pais da Igreja, assim interpretou Mateus 19.12:
" Alguns homens, desde o seu nascimento, têm uma natureza a afastar-se das mulheres, e aqueles que o eram naturalmente faziam bem em não se casar. Estes são os eunucos a partir do nascimento. (Stromata, III 1.1)
 

Vejam este versículo com atenção:
Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o. Mateus 19:12.


No texto acima Jesus descreve com clareza para os homofóbicos que existem, homens que se castram, outros que foram castrados (operados), e outros que já nasceram assim, e não faz acepção a essa metodologia, uma prova clara da existência de pessoas assexuada muito tempo antes de Cristo e isso é coisa bem antiga, mas nos dias de hoje essas pessoas são excluídas da sociedade e denominadas como gay, homossexuais etc.


Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. Mateus 7.5.

Pr. Adilau Vieira da Costa
Bel. Ciências da Religião
Pós-Graduado em Ciências da Religião
Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior
 

BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS:
1- Revision Revised, Dean John W. Burgon
2- Modern Bibles-The Dark Secrets, Dr. Jack Moorman.
3- Defending The King James Bible – Dr. D.A. Waite.
4- A Creationist's Defense of the KJB, Dr. Henry Morris
5- An Understandable History of the Bible, Dr. Samuel Gipp
6 -fonte Pesquisada: http://www.google.com.br
7 -Fonte Pesquisa: http://www.significados.com.br/eunuco







4 comentários:

Osmar Santos disse...

Estamos caminhando para a depravação total, em todos os níveis e camadas sociais. O mundo abraça, apoia e defende o erro, descaradamente. Já é chegada a hora de algo grandioso acontecer no planeta. Algo como um Cataclismo de proporção planetária...

MINISTERIO DE ENSINO PASTOR TOLENTINO SILVA disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Dj Cw disse...

o povo queria dialogar? haha. oq da há entender no texto é que queriam matá-los. e no texto de ezequiel diz: q fizeram "abominação diante de Deus" (idolatria.e imoralidade sexual) pois prestavam culto a baal pq eram cananeus gênesis 10;19

os pecados eram soberba, falta de hospitalidade e idolatria.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.