O PROFETA.
É alinhado aos apóstolos em relação ao fundamento da Igreja, tendo a Cristo como pedra angular.Na Igreja primitiva, eram homens de considerada aptidão espiritual, conhecidos por suas declarações inspiradas, os quais diferenciavam dos demais pregadores. Era reputados, quanto a categoria ministerial, imediatamente depois dos apóstolos. Exerciam seus ofícios em virtudes dos seus dons carismáticos do que por nomeação por parte da Igreja, não há evidencia na Bíblia sobre a sua forma de consagração.
Em Atos 11.27, registra a perseguição sofrida pela Igreja Cristã, “desceram alguns profetas de Jerusalém para Antioquia”. Quando lemos Atos 13.1, encontramos uma relação de nomes de profetas que cooperavam com a Igreja de Antioquia. São eles: Barnabé,Simão por sobrenome Niger, Lúcio de Cirene, Manaém e Saulo. Outros nomes de profetas como Judas, Silas e ágabo, estão registrados em Atos 15.32 e 21.10. Porém, é perfeitamente admissível que o número de profetas do Novo Testamento é bem maior do que aquele que é registrados nominalmente. É bem provável que certo número desses profetas da Igreja primitiva fizessem parte dos setenta discípulos, cuja missão é descrita em Lucas 10.
Há profetas ainda hoje?
Conforme entendimento do ministério profético à luz do contexto histórico do Antigo e Novo Testamento, é perfeitamente aceitável que já não há mais profetas que se distinga através dum ministério profético no modelo do ministério exercido pelos profetas dos dois Testamentos. Existem uma grande diferença entre o Dom da Profecia e o Ser um Profeta.
- No capitulo de Atos 21, Felipe, o evangelista, tinha quatro filhas que profetizavam. O versículo nove, porém sugere que elas profetizavam esporadicamente. Isto é de vez em quando. Saul, profetizou, porém em lugar algum da Bíblia ele é chamado de Profeta, Segundo o Apóstolo Paulo, todos os crentes podem profetizar, um de cada vez.
- Os profetas e as profecias do Antigo e Novo Testamento, tinha um propósito específico e preestabelecido dentro dos moldes divinos foram alguns dos muitos meios usados por Deus par revelar seu propósito eterno para com a humanidade. Portanto, encerrado o cânnon divino, se encerrou também a atividade profética dentro desses padrões. (Lucas 16:16) - A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.
Concluímos, pois, afirmando que a profecia permanece na Igreja, hoje, mas com funções específicas de edificar, exortar e consolar os santos, e nunca de adicionar novas revelações à quilo que a Bíblia já registra com suficiência.
Comentários