sábado, 23 de outubro de 2010

ONDE ESTÃO OS MORTOS?

É uma questão que ainda preocupa muitos leigos e religiosos em todo o mundo. Na antiguidade os gregos acreditavam que os mortos iam para as “ ilhas dos bem aventurados”, onde ficavam aguardando julgamento de três representantes do mundo subterrâneo. E se o morto tivesse sido bom durante sua vida e os juízes estabelecessem sua retidão, ele poderia entrar nos “Campos Elíseos” que era um tipo de paraíso. E de acordo com a mitologia era um lugar agradável, de músicas, luz etc, vivendo ali para sempre feliz em meio às campinas verdejante. Outras religiões do mundo, como os romanos, imaginam a eternidade como o espelho desta vida, os muçulmanos dizem que a morte traz recompensas e punições, os hindus e budistas dizem que as almas voltam ao mundo quantas vezes for necessária para obter sua purificação e alcançar a bem aventurança eterna, isto é mesmo que esta alma precise encarnar no corpo de um animal, esta crença assemelha-se ao espiritismo.
Para compreender o ensino bíblico sobre o lugar onde os mortos estão é necessário observarmos o texto original no hebraico do AT, e o original grego do NT. A palavra SHEOL no AT equivale em sentido a HADES no NT. Só difere na forma porque a primeira é Hebraica e a segunda e grega. Ambas designam o lugar para onde vão os mortos nos tempos do AT, tanto justos como injustos, no entanto havia uma divisão para os justos e injustos, sendo que todos estavam ali plenamente conscientes. Os Justos por sua vez viviam em um lugar de felicidade, prazer e segurança, sendo chamado de “Seio de Abraão”.Os Injustos em um lugar triste, cheio de dores e sofrimento.
Para simplificar: Para os Ímpios Mortos não houve qualquer alteração, continuam indo para baixo, isto é o Hades, ou rol das Nações Ímpias, (Ez 323.17-32) e o império da Morte, onde ficarão retidos até o Juízo do Grande trono branco, após o Milênio, para depois serem lançados no Inferno eterno.E não existe “Alma penada” que fica vagando procurando um corpo para habitar ou pessoas para assustar, por que Cristo ao descer no Hades apossou das chaves do inferno e da morte. Ap 1.18 parte b. (Lucas 16:31) - Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.
A bíblia não mais refere ao Paraíso como estando em baixo. Antes de morrer Jesus disse que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja ( Mt 16.18), isto prova que os fiéis em Jesus Cristo, não mais descerão ao Hades, isto é a divisão reservada ali para os justos. A mudança ocorreu entre a morte de Jesus e sua ressurreição. (Lc 23,43)...hoje estarás comigo no paraíso”
‘’Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro, e concedeu dons aos homens. Ora,que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra” (Ef 4,8,9).
O apostolo Paulo foi ao Paraíso. (2 Co 12,1-4), em apocalipse vemos as almas dos mártires da Grande Tribulação clamando por vingança. (Apoc 6. 9,10), outra prova consistente está em (At 2.26,27) “Pois não deixarás a minha alma no HADES, nem permitirá que teu santo veja a Corrupção”. O Justo “Crente”, quando morre vai estar com Cristo, Paulo disse: 2Co 5.6,8: “partir e estar com Cristo” ele foi enfático ao expressar que estar “ausente do corpo” na morte é estar “presente com Cristo”, ou seja estar onde Cristo está, e onde Cristo está? Rm 8.34 O qual está a direita de Deus, e também intercede por nós”
1º Os Justos estão com Deus: Eclesiastes 12.7, “ E o pó volte a terra, como era, e o espírito volte a Deus que o deu”.
2º Os Justos estão no paraíso: (Apocalipse 2:7) - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
3º Os justos estão em descanso: (Apocalipse 14:13) - E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.
Hades é o Sheol do AT é o lugar onde os espíritos dos mortos iníquos aguardam a ressurreição. (Lc 16.23)
Geena, por outro lado refere-se ao Inferno em relação ao castigo eterno ( MT 10.28)
Tártaro: é usado para referir-se à prisão dos anjos caídos (Judas: 6).

Nenhum comentário: