domingo, 7 de novembro de 2010

OS ANJOS

Não temos dificuldade em aceitar o que vemos isto é o mundo presente ou natural. Mas aceitar a existência do sobrenatural é algo de fé, é preciso ter Fé. Os Anjos fazem parte do plano criador de Deus, foram criados em nível superior aos homens, a existência dos Anjos e comprovada pela Bíblia sagrada. A data provável da criação dos anjos, vemos em (Gênesis 2:1) - ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. Exército aqui, está provavelmente se referindo ao Exéercito de Anos. Deus interroga a Jó acerca de sua existência, Assim 
diz o Senhor: (Jó 38:4) - Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-me saber, se tens inteligência. Logo em seguida Deus faz referência aos Anjos: (Jó 38:7) - Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam? (Colossenses 1:16) - Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
O plano criador de Deus jamais poderá ser totalmente compreendido pelo homem, principalmente quando analisado à luz da criação universal. Os anjos não são coeternos como Deus,, nem auto existentes (Ne.9.6). Expressões como: “Exército dos Céus”,”Soberanias”, “Principados”,”Potestades”, entre outras, são expressões geralmente aplicadas na Bíblia aos anjos, tanto os bons como os maus.

Os Anjos são seres espirituais.

O fato dos anjos serem espíritos, não os impede de assumirem forma humana, dependendo da missão.
Apareceram a Abraão. (Gn 18.1,2); a Jacó ( Gn 32.24-30); a Daniel (Dn 8.15,16); A Elias ( 1Rs 19.5-7); A Maria mãe do Senhor ( Lc 1.26-38); a Zacarias ( Lc 1.11).

Os Anjos são seres Gloriosos.

Dentre os muitos casos mencionados na Bíblia quanto à manifestação da gloria dos anjos, associados à gloria do próprio Deus, destacamos os seguintes:

a) No chamamento de Isaías ( Is 6.1-4)

b) Na visão de Ezequiel ( Ez 1)

c)Na visão apocalíptica do apostolo João ( Ap 5.11,12)

Os Anjos são seres poderosos.

a) O castigo de Davi ( 2Sm 24 15,16)

b) A destruição do exército assírio ( 2Rs 19.35)

c) O consolo a Daniel ( Dn 10.12,13).

d)O Túmulo de Cristo e a mensagem de sua ressurreição( Mt 28.2-7)

e) A libertação de Pedro e João (At 5.19,20; 12.7)

f) A prisão de Satanás antes do Milênio ( Ap 20. 1-3)

Os Anjos como Agentes de Deus.

a) Ministros

Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? (Hebreus 1:14)

b) Protetores e guardiões.

A proteção dos Anjos são fatos reais e não uma “historia”, ou lenda. E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente. (Daniel 3:23). Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus. (Daniel 3:25)

O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. (Salmos 34:7) - Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. ) (Salmos

 91:11) - Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. (Salmos 91:12)

Programadores de Boas Novas.

Vemos vários relatos bíblicos em que os anjos aparecem trazendo “notícias” boas novas, ou “proclamando” o evangelho. A Bíblia os apresenta anunciando o nascimento de Isaque.(Gênesis 18:10) - E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele; de Sansão ( Jz 13.2,3); de João Batistas ( Lc 1. 11,13); de Jesus (Lc 1. 30,31); a ressurreição de Jesus Cristo ( ( Lc 24. 5,6; At 1.11).

Os Anjos na consumação dos Séculos.

Os Anjos estarão presentes nos eventos proféticos, tendo um papel decisivo como agentes de libertação dos escolhidos e de condenação daqueles que rejeitaram a salvação em Cristo.

1º) na ressurreição dos mortos ( I ts 4.16)

2º) no ajuntamento dos escolhidos ( Mt 24.31)

3º) na revelação pessoal de Cristo ( Mt 16.27)

4º) na ceifa final ( Mt 13.39)

5º) na extinção total da iniquidade ( Mt 13.40-42).


Quanto classificação dos Anjos.

O Anjo do Senhor.

É o Anjo que age em nome do Senhor como seu representante. (Gn 32.30; 48.16; Ex 23.20-23; 32.34).

O Arcanjo.

Este título é apresentado somente a um anjo, O Arcanjo Miguel, conforme referências ao seu nome.(Judas 1:9) - Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. (Dt 34.6).(Daniel 10:13) - Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.

Os Anjos das Nações.

(Daniel 12:1) - E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. (Daniel 10:20) - E ele disse: Sabes por que eu vim a ti? Agora, pois, tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia.

Os Anjos Querubins.

(II Reis 19:15) - E orou Ezequias perante o SENHOR e disse: Ó SENHOR Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra. (Isaías 37:16) - Ó SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os querubins; tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.

Os Anjos Serafins.

(Isaías 6:2) - Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. (Isaías 6:3) - E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. Estes anjos são apaixonados por Deus, adoradores por excelência, são responsáveis pela santificação e purificação dos servos de Deus.(Isaías 6:7) - E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado. Vemos que para louvar e glorificar a Deus tem que ter os lábios e coração puros.

Os Anjos das igrejas.

Conforme apocalipse, são sete. Assim como Deus designou os Anjos para protegerem as nações, e seus servos, Ele também designou Anjos para protegerem as igrejas. Vários são os símbolos usados para identificar os anjos e suas ações: Faz dos seus anjos espíritos, dos seus ministros um fogo abrasador. (Salmos 104:4). O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas. (Apocalipse 1:20).

É comum na atualidade os pastores tomarem para si este atributo ou privilégio, os quais se dizem “Os Anjos da Igreja”, Anjos aqui não pode ser tomado por simbolismo mas sim no sentido literal, pois estes “Anjos”, são os guardiões, e protetores da Igreja. O versículo em questão, já foi interpretado por Jesus na visão do Profeta. E portanto é Literal.

Estes anjos terão seu papel decisivo no dia do arrebatamento da igreja. Existem outras passagens simbólicas, usadas para ilustrar a presença e operação dos anjos: Ap. 12.4, como estrelas. Faz ventos seus mensageiros, dos seus ministros um fogo abrasador. (Salmos 104:4). Se pela simbologia os “Anjos” representar liderança, então pela ordem seria a seguinte: Em primeiro lugar vem o Apostolo, segundo o Profeta, terceiro o Evangelista, quarto os Pastores, e em quinto lugar os doutores (Ef. 4: 11).

Se pela simbologia, se o anjo for relativo a chefe ou líder da igreja, então pela posição ministerial citada pelo apóstolo Paulo, então esta posição ministerial seria dos Apóstolos e não dos Pastores. A função do Pastor é igual a do Bispo, apascentar ( At 20.28),(João 21:15) - E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. A função de uma apascentador é fixa e de um mensageiro não, a simbologia de “Anjo”, poderíamos também aplicar a um Missionário o qual não tem residência fixa, (Sl 104.4), menos ao Pastor.

As Igrejas Evangélicas, tem fixado esta simbologia em forma de doutrina em suas denominações, tornando em literal o que na verdade é simbólico, o Pastor como o líder da Igreja. Sendo assim, tanto o apostolo pode ser o pastor, como o pastor pode ser apóstolo, como o presbítero, diácono etc.

Observe que neste relato do Apostolo Paulo, não cita os pastores, não por discriminação, mas para provar que os mesmos não tem essa simbologia a seu favor como critério de Liderança.

“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas”. (I Corintios 12:28)

Os Anjos Tem asas?

Não!, toda simbologia envolvendo asas, braços, rostos, pernas, são idênticas as simbologias referindo-se a fogo, vento isto é as habilidade espirituais dos anjos, destreza, força, poder e sabedoria, e obediência. Etc.

Anjo Gabriel.

(Lucas 1:19) - E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas. (Daniel 8:16) - E ouvi uma voz de homem entre as margens do Ulai, a qual gritou, e disse: Gabriel, dá a entender a este a visão. (Daniel 9:21) - Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde.

Anjos Protetores ou da “guarda”.

 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.(Salmos 91:11).  O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.  (Daniel 6:22).  E DEPOIS destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. (Apocalipse 7:1).



Nenhum comentário: