sábado, 10 de agosto de 2019

O INFERNO FOI CRIADO OU JÁ EXISTIA


doutrina,inferno,simbologia,metáfora,referências
A doutrina do inferno como as demais doutrinas da imortalidade da alma, dentre outras, foi uma das formas usadas por seita religiosas objetivando introduzir a dominação intelectual e física tanto, na idade média e até os dias atuais e com isso manter a escravidão e a fidelidade dos fiéis, com fins exclusivos de obter vantagens financeiras e políticas, com promessas de amenizar os sofrimentos, tanto dos vivos, como dos mortos e assim salvá-los da condenação do "inferno" e consequentemente obter o perdão total dos pecados e a garantia de salvação. As referências ao "inferno" não são coerentes ou precisas entre si quanto ao seu teor doutrinário, pois os sentidos aplicados nas Escrituras possuem variados sentidos, tanto na forma literal e simbólica como no sentido espiritual. Entende-se que tais referências devem ser pontuadas e estudadas em separado por causa das suas divergências e variadas aplicações nos textos bíblicos, as quais apr divergem em sentido entre si. 

Simbologia ou Metáfora.

A metáfora como uma figura de linguagem, indica duas características semânticas e comuns entre dois conceitos ou ideias; são estratégias aplicadas pelo autor no texto afim conseguir um determinado efeito na interpretação e na compreenção do leitor. Em síntese, os termos são usados em diferentes  contextos objetivando transmitir de forma "Simbólica" o verdadeiro significado literal como também no espiritual. Vejamos a seguir:
As expressões usadas nos textos bíblicos, têm variados sentidos em suas interpretações, e assim só existem duas vertentes, sendo a primeira no literal e a segunda no espiritual, cuja aplicação exige uma  exegese sem corrupção textual. "Sheol, Hades, Geena, Tartarus".

Sheol. 
No hebraico ou no Grego, conforme o contexto, “morte, sepultura, abismo, ou simplesmente “destino dos mortos”, (Deuteronômio.32.22), equivalentes  aos termos usado no NT, como por exemplo, “Mundo dos Mortos” e não ao Inferno como lugar de punição como afirmam as Instituições religiosas na atualidade, ( Lucas 16,22-23 -Apocalipse. 20,14). 

Os ímpios serão lançados no inferno, (ou melhor, na cova ou na sepultura) e todas as nações que se esquecem de Deus. Salmos 9:17. Pois não deixarás a minha alma no inferno, (na cova ou sepultura) nem permitirás que o teu Santo veja corrupção, "apodrecer". Salmos 16:10. Jonas estava vivo no ventre da baleia e não morto, mas faz uma alusão ao inferno "Sheol", pois o mesmo estava em aflição de morte e o inferno foi uma expressão usada como uma simbologia ao sofrimento consequente de sua desobediência as ordens divinas:  E disse: "Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz". Jonas 2:2. Uma boa referência está neste versículo, pois conforme outras traduções o inferno aqui, aponta para uma cova ou sepiltura, e outro sentido que podemos aplicar ao termo seria, corrupção ou apodrecimento do corpo. "Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção". Atos. 2:31. Fica aqui uma evidencia clara e objetiva da expressão ‘Sepultura’ e a expressão bíblica para corrupção do corpo referindo-se ao apodrecimento do corpo.  sabe-se que o corpo entra em estado de putrefacção" decomposição" ou apodrecimento no quarto dia e neste caso o corpo de Cristo ficou apenas três dias, o que se comprova diante do texto de lázaro, veja;" Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de "Quatro dias". João 11:39"

Geena ou lago de fogo

geena,lago de fogo, tartarus, hades
Jesus utilizou expressões ‘Espirituais’, referindo-se ao inferno em, (Mateus. 5.30, Apocalipse. 20,15). Pois tal ilustração reflete uma verdade oculta aos olhos humanos e que ainda será revelada. ‘Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido. I Cor.13.12. E assim o Apostolo prossegue dizendo: Porquanto em parte conhecemos e em parte profetizamos; I Cor. 13.9.
Muitas contradições ou tradições populares rezam que Satanás reina e tem o domínio do inferno com seus demônios, mas tais referências não tem respaldo na bíblia, nem que o inferno é no centro da terra e aquele que morrer sem cristo vai para o inferno. (Ap. 19.20, Apocalipse.20.10, 14-15). 

O próprio Jesus disse: “Sou o que vive; estive morto, mas eis que estou vivo por toda a eternidade! E possuo as chaves da morte e do inferno.” Apoc.1.18. Neste texto, a posse tem sentido de autoridade máxima e controle total.

Tartarus (grego).
A expressão "Inferno", tem em si uma conotação meramente simbólica,  mas recriado uma  fundamentação punitiva por Instituições religiosas, afim de sensibilizar e manter a fidelidade dos fiéis e mantê-los em uma "Prisão da Conciência" e não espiritual. Em judas uma descrição da condição de outras legiões que pecaram após a queda de Lucifer. ‘Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo.’ Isto é, esses anjos foram banidos da presença de Deus ou isolados, mas não há refências a sofrimento, apenas aguardando o Juízo, ou a punição pelos atos cometidos. "Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo"  2 Pedro 2:4. Também pregado por vários outros regimes doutrinários e religiosos, como os da teologia pentecostal, que tais Legiões serão soltas. Quando terminarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a batalha. Seu número é como a areia do mar.”  Apocaçipse 20: 7-8. Note que aqui que tal referência é simbólica porque Satanas está solto, nesta passagem às referências são para tais Legiões rebeldes que estão relacionadas em II Pedro e Judas. Essas legiões vão se unir a Lucifer em uma Batalha final.

A controvérsia é explicita nas versões pautadas pela religiões atuais onde afirmam que "Quem morrer sem Cristo já está condenado e vai pro inferno", vejamos a seguir:  “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo.” Hebreus 9:27.

O inferno existia ou foi criado?

Não...O inferno não foi criado  nunca existiu e não existe, ele é a consequência do pecado, isto é, ou o lado sem Deus, das trevas espirituais, da morte espiritual. E assim vemos uma ilustração do rico e do pobre, onde havia "Um Abismo" ou uma separação entre àqueles que serão salvos e os que serão condenados" ou "os que ficaram de fora". "Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira". Apocalipse 22:15. Após o Juízo final, todos serão lançados fora em um abismo ou trevas exteriores e onde não tem maior ou menor, grande ou pequeno, pois todos vão sofrer a verdadeira ausência de Deus. (Apocalipse 20.12-13). Assim como a escuridão é a ausência da luz, o frio é a ausência do calor, o "Mau é a ausência do Bem, de "Deus".

Porque Satanás ainda reina sobre a humanidade.
É difícil aplicar um entendimento espiritual nos corações cauterizados por doutrinas exclusivamentes carnais e materialistas. Deus se revela em toda extensão bíblica de forma Espiritual de forma explicita e não deixa espaço ou lacuna a ser preenchido por ninguêm. Portanto, "Satanás" na terra é apenas uma pedra de tropeço e de escânda-lo. "Pedra de tropeço e rocha de escanda-lo, porquanto, aqueles que não crêem na Palavra, por serem desobedientes, todavia, para isso também foram destinados." I Pedro 2.8. 
 
Jesus se revela em toda extensão bíblica, como: "Ele é a Vida". ‘Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens. João 1.4’, ‘Assegurou-lhes Jesus: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14.6”, Isso é exclusividade Divina, é inerente do próprio Deus, ‘Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou". Êxodo 3.14. “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7”. Deus é vida e fora dele não há existência. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste” (I Co 15:21), Jesus se declara.
Eu sou a Água da Vida, o Pão da Vida, a Luz da Vida. (João 8.12. 6.35. 6.48. Col.1.17. I Cor. 15.21). Enquanto houver Vida, e o "O Espirito de Deus", estiver na terra e neste universo, Satanás continuará com suas atividades destrutivas, pois ele "Satanás", depende da presença de Deus para sua existência, porque Deus neste universo e na terra produz vida e luz para existência de todos os seres viventes, tanto carnais como seres espirituais, inclusive de Satanás. Lucas 16:23. 
Deus em sua essência se revela como O tudo em todos e por todos”, "Um só Deus e pai de todos, o qual é sobre todos, por todos e em todos". Efésios 4.6. “O princípio e o fim”. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Apocalipse 22:13.

O que a bíblia diz sobre o inferno?
A expressão “Inferno”, é fruto do sincretismo religioso e da concepções literal e meramente humana além das tradições antigas e das religiões dualistas, onde estudiosos entendem que os israelitas ao viverem em babilônia no período da escravidão, adotaram tais crenças pelo contato com diferentes lendas e tradições na Mesopotâmia, como as descritas em “Epopeia de Gilgamesh”, onde possui em sua obra a descrição do mundo dos mortos como um reino de pó e de trevas, que compara as expressões “Sheol” como no judaico, como uma tumba ou caverna no interior da terra. 

O Conceito inferno foi criado no imaginário em forma de doutrina e como lugar de punição e castigo que foi delineado  de forma  intensa a partir do novo testamento, como nos livros apócrifos, onde o inferno passou a ser associado a figura de Lúcifer como inimigo dos cristãos e responsável em precipitá-los no fogo eterno. Fato curioso também sobre a figura do Diabo que foi aperfeiçoada pelas religiões tidas como “Pagãs” e olhares dos fiéis, os quais criaram uma estética de tais demônios, dando-lhes caudas, chifres, garfos e características macabras. E assim tiveram êxito e evitaram a dispersão dos fieis e eventual enfraquecimento e a perda do poder, do prestigio, das terras e do dinheiro. 

Que os mortos ressuscitarão para serem julgados e condenados, (Ap 20.12-13). Se os mortos ainda serão julgados e condenados, a idéia de "Inferno" não existe, pois o texto refere a um evento futuro que depende da exclusiva vontade de Deus. O Corpo e alma serão lançadas no inferno (Mt 13.42). É claro e evidente que se trata do juízo final e não há referências de período ou época de tais acontecimentos, mas de uma exclusividade do próprio Deus. As expressões utilizadas pelo autor para ilustrar tais acontecimentos e lugar foram: fogo, trevas, choro, vermes e ranger de dentes etc. (Mt 8.11-12, 13.49-50, 18.8-9, 22.13, 25.30, Mc 9.43-44, Lc 13.28). “E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer (destruir) no inferno tanto a alma como o corpo.” Mt 10.28. “Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder.” 2Ts 1.9.

Segunda Morte 
Ocorre três vezes no apocalipse, (Apo: 2.11. Apo:20.14. Apo: 21,8, referindo a aniquilação total do ser humano ou sua separação total e definitiva de Deus, que é a segunda morte, aqui os termos são espirituais, não é literal como em (Lucas 15.24, Efésios 2.1, Colossenses 2.13), que se refere a morte física. Aqui o termo tem circunstâncias definitiva como ‘Para todo sempre’. Devemos observar que em Genesis o autor faz uma referência a morte humana. A parábola é uma referência sobre o ‘Inferno Espiritual’, onde revela uma separação de ‘Pecadores e Salvos’, mas não revela sua pré-existência ou sua atual localização, esta revelação ficou apenas no "Imaginário humano" e de um evento ainda a ser cumprido e revelado’.

A vida.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; João 11:25. Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 “A luz”, Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12 . “O pão da Vida”. Eu sou o pão da vida. João 6.48. Pois tudo o que acontece e ocorre no universo, acontece e ocorre pelos critérios Divinos. O Maior atributo de Deus é a Vida e o Amor. É nesse sentido que se pode definir o que é vida e o que é morte ou inferno. Jesus em Mateus 4, fala para Lúcifer, "Afasta, porque de mim voce não tem nada". Mas a presença de Deus no Universo proporciona a vida a todos os seres viventes, quer homens, animais, inclusive a presença de Lúcifer, que só vai ser julgado no Final “Trono Branco”.

Em outras palavras o Inferno não é nada mais do que a ausência total de Deus...Isso sim, é o verdadeiro inferno. É como um peixe fora d'agua, como uma arvore fora da terra e do homem sem Deus. pois a agua sem o peixe continua sendo agua, a terra sem a arvore, continua sendo terra e Deus sem o homem continua sendo Deus. 

É assim que a Bíblia define: Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.  Apocalipse 22:15. obs: Fora de "Deus" não há vida.

A Morte e o Inferno.
Mais um ponto intrigante para os leigos, pois a "Morte e o Inferno", conforme apocalipse, são duas legiões de demônios. "E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. Apocalipse 20:14". Trata-se de duas Potestades malignas, e não tem nada com os termos ora mencionados acima neste estudo, pois aqui os mesmos são mencionados e identificados como demônios, legiões e não hades, sheol, tartarus como neste estudo. E agora...Se são demônios, não é Hades, Sheol, Tartarus ou Geena como muitos afirmam. Sim, estas Legiões são Demônios com suas próprias características e funções e serão os últimos a serem lançados para fora da presença do Deus de todo Universo. ‘Aqui podemos aplicar também a ilustração do peixe fora d’agua’.Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 25:30.

Abrirei a minha boca numa parábola; falarei ou contarei enigmas da antiguidade. Salmos 78:2.

As evidências de um mistério, e um simbolismo e segredos espirituais são explícitos onde tais segredos espirituais não estão ao alcance da mente humana. "Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga". Marcos 9:44. Os simbolos esírituais enriquecem a bíblia tornando-a única e exclusiva fonte espiritual dos misterios divinos.

Cordas do Inferno.
Ilustrações, Parábolas, simbolismos, alegorias, enígmas, segredos, mistérios, são algumas das particularidades da riqueza da Palavra de Deus. ‘Cordas do Inferno’, uma alegoria onde o Profeta espelha o sofrimento e as angustias que são consequências do pecado. 2 Samuel 22:6. Salmos 18:5. Salmos 116:3. É comum os dizeres ‘A minha vida está um inferno’ isso é, está ruim, doente ou passando por dificuldades financeiras etc...

Pr. Adilau
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA UNIVERSAL

Referências.
Fonte Pesquisadas: https://www.significados.com.br/metafora-e-metonimia/
Fontes Pesquisadas: CHAN, Francis e SPRINKLE, Preston. Erasing Hell: What God Said About Eternity, and the Things We’ve Made Up. David C. Cook; 1st edition, 2011.
Fontes Pesquisadas: GONZALEZ, Lourenço. Assim diz o Senhor. ADOS, Rio de Janeiro, RJ, 2010.
Fontes Pesquisadas: APOLINÁRIO, Pedro. Explicação de textos difíceis. EUA, Santo Amaro, SP, 1990).

Nenhum comentário: