terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O DÍZIMO DA LEI E O “DÍZIMO DA GRAÇA"

janeiro 31, 2017 0

o dízimo da lei e o dízimo da graça
O Dízimo entrou em questão nesses últimos dias, tornando-se um desafeto entre as instituições religiosas as  quais dizem serem defensoras e detentoras da verdadeira doutrina do cristianismo. As quais direcionam os textos bíblicos segundo suas ideologias, afim de favorecer os hereges que movidos pela ganância financeira e mercadológica, ocultam e distorcem o verdadeiro sentido da Palavra de Deus. "Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça”. “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Romanos 1.18-25.

“Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo”. Hebreus. 10.9.

Uma breve análise do Novo Testamento, podemos vislumbrar as referência ao "Dízimo", não como uma imposiçao ou obrigação, más, sim como forma de contribuição para igreja, mas, muitas instituições religiosas adotaram o "Dizimo", uma doutrinaou regras a serem cumpridas e insistem em manter tal costume como uma lei, e assim são contrários as ofertas e as contribuições de forma voluntária como um dos meio de manutenção da obra de Deus. Tais instituições, sufocam os fiéis e os aprisionam com mentiras e ameaças de maldições, ppois ignoram que na cruz todas as maldições foram ali crucificadas e anuladas, "Mal 3.10". O que se vê, é uma desconstrução das verdades biblicas e favor das heresias em nome de uma modernidade financeira com seus templos gigantescos como forma de exibir o poder institucional político-religioso e financeiro. São pregações tendenciosas e fraudulentas objetivando a manipulação do sofrimento dos fiéis. Sendo que tais pregações e ajuntamentos (cultos), são mecanizados cujo objetivo é o lucro e o ser humano é objeto de extrema exaltação. Tais instituições são palanques políticos e pregam um evangélho tendencioso ao mundanismo e suas vertentes pecaminosas.

"Como nuvens e ventos que não trazem chuva, assim é o homem que se gaba falsamente das dádivas”. Provérbios. 25.14. 

Ser Cristão é aceitar as verdades bíblicas e praticá-las, onde a humildade e a fé, devem prevalecer, através do amor ao próximo, devendo negar o mundo e suas hipocrisias religiosas e este exemplo nós vemos em jesus. “As raposas têm covis, as aves os seus ninhos, mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. Lucas 9.58.

O Dízimo de Abraão.

O dízimo era uma lei no Antigo Testamento, usado por um determinado tempo, também usado para cumprir um ritual realizado nos sacrifícios temporários e cerimoniais, (Levíticos 27.30), como também para alimentar e manter os Levitas em suas missões sacerdotais. Números. 18: 28. Deuteronômio. 14: 28,29. O dízimo que foi chamado e considerado da fé foi dado primeiramente a Melquizadeque por Abraão antes da lei sendo considerado uma simbologia para o futuro.  Gênesis 14.18-24. Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus. Hebreus. 7.19.

A cura do leproso.
Jesus Cumpriu a lei: “E disse-lhe: Olha, não fales nada a ninguém; porém vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho”. Mc 1.40.

O propósito do Dízimo no A. Testamento?
“Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”. Provérbios 3:9,10.
a) Agradecer a Deus por bênçãos recebidas: Deuteronômio 26:10-11;
b) Expressar a nossa adoração a Deus: Deuteronômio 26:10;
c) Valorizar a “casa de Deus”: Neemias 10:39;
d) Recompensar o trabalho dos Sacerdotes: Deuteronômio. 18:4-5;
e) Honrar a Deus: Provérbios 3:9.

Por que o povo “Dizimava”?
a) para receber de Deus prosperidade, fartura...: Provérbios. 3:9-10.
b) para cumprir um “requerimento” de Deus: Ezequiel. 20:40.
c) para abençoar a sua casa, sua família: Ezequiel. 44:30.
d) para santificar todo e seu salário, bens e propriedades: Romanos. 11:16.  “Se as primícias são santas, toda a massa o será”, isto é, se você “santificou”, “separou para Deus” as primícias da sua renda, todo o restante também será santa!

O Dízimo da Lei.
“Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado. Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão. Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão.  Não na circuncisão, mas na incircuncisão. E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que creem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada” Romanos 4.4-11.

Circuncisão e Incircusivo.
Embora de forma literal, tais adjetivos, apontam para os judeus e para os gentios ou para aqueles que não eram circuncidados, mas levando para o sentido espiritual, temos a circuncição como "Lei" e os Incircuncisos, "Sem Lei", ou aqueles que não estavam sueitos a "Lei", isto é os "Gentios.

(1) Circuncisão simbolizava à Lei, e a Incircuncisão simbolizava a Fé, isto é, quando Abraão foi Justificado a lei não estava em evidencia, pois, o único que podia Justificar o Homem era Jesus. “Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei”. Romanos. 3.26,27,28. Esta outra referência esclarece a primeira, pois destaca Abraão como o pai daqueles que iriam crer em Jesus, como exemplo maior, a nossa referência no passado que apontava para o futuro.

O Dízimo de Abraão.
Porquê este Melquizedeque, que era rei de Salem, Sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salem, que é rei de paz; Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos. E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão. Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas. Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior. Hebreus 7.1,2, 3, 4, 5, 6, 7.

O Dízimo de Jacó.
Gênesis 28.20-22 – Jacó fez um voto ao Senhor, prometendo-lhe dar o dízimo de tudo quanto Deus lhe concedesse, se, em sua jornada, fosse por Ele protegido e abençoado. O dízimo de Jacó foi anterior a Lei. Por ser uma pratica mais antiga que a lei, onde a Lei só foi instituída mais ou menos uns 500 anos depois de Abraão. Gênesis 18.20, e não muito tempo depois vê o patriarca Jacó, neto de Abraão, que fugindo da casa de seus pais, temendo a fúria de Esaú seu irmão, votou ao senhor dizendo: “Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa para vestir, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus: e a pedra que erigi por coluna, será a casa de Deus: e de tudo quanto me concederes certamente te darei o dízimo” Gênesis 28.20-22.

O Dízimo instituído pela Lei.
A Devolução do dízimo faz parte do contexto da lei cerimonial do Antigo Testamento e não do Novo Testamento, como muitos afirmam e a sua principal finalidade era suprir a necessidade dos Levitas que não tinham parte nem herança na terra prometida. (Os levitas representam espiritualmente a igreja de Deus na nova dispensação, isto é, dos dias atuais). “Então virá o levita (pois nem parte nem herança têm contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra das tuas mãos que fizeres. Deuteronômio. 14.22-29.  “Todos os requisitos da Lei eram simbólicos e temporários, pois a mesma não tinha condições de salvar ninguém. (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus. Hebreus.7.19. "Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar". "De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados". Gálatas 3. 23,24.
“Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço; consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção”. Hebreus. 9.9,10. “Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei) ”. Hebreus. 10.8.

O Dízimo declarado por Malaquias 3.10.
O Dízimo descrito em Malaquias era praticado quando a lei estava em evidência, isto é, são dízimos cerimoniais, simbólicos, mas eram obrigatórios por determinação da lei e deveriam ser entregues aos Levitas.

A Maldição.
Aqui o profeta exorta o povo israelita de forma dura pois estavam profanando a mesa do Senhor e a comida que estava sobre o altar, além de ofertarem produtos roubados e doentes, os quais não era permitido pela lei, então o profeta os amaldiçoa chamando-os de enganadores. "Maldito seja o enganador que tendo um macho no seu rebanho, promete, mas oferece ao Senhor o que tem mancha" Malaquias 1.14."“Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do SENHOR é desprezível. Ml.1.7 “Porque, quando ofereceis animal cego para o sacrifício, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou enfermo, isso não é mau? Ml 1.8. “Vós profanais quando dizeis, a mesa do Senhor é impura, e o seu produto, e a sua comida é desprezível".  “Enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração. Ml 2.2. “Judá tem sido desleal, e abominação se cometeu em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do Senhor, o qual ele ama, e se casou com a filha de deus estranho” Ml. 2.1.

As ofertas, as contribuições, na atual dispensação é exclusivamente, "Espiritual", isto é, vem do coração, da consciência e do conhecimento da Palavra de Deus.

A Força de expressão (jargão).
O dízimo na verdade tornou-se uma força de expressão ou um "Jargão", que de longa data veio sendo propagado como doutrina até os dias atuais, com o avanço do saber teológico e dos demais saberes, o mesmo foi objeto de lei para o povo de um certo período remoto e que na atualidade a lei foi depositada em todo seu teor teológico na cruz e com ela todas as suas exigências. "Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição" "E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé" Gálatas 3.10,11.

As contribuições, as ofertas na atual dispensação devem ser dadas com amor e não forçado pelas circunstâncias.

“Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria”. II Coríntios. 9,7. "”E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. "Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço (dinheiro), do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos”. Atos. 4.32,33. 34,35.

O Sacerdócio Humano.
O Sacerdócio foi instituído por Deus por lei dada a Moisés, sendo um Sacerdócio simbólico e
temporário, até a vinda do verdadeiro Sacerdote o qual seria Eterno, conforme declarado em Gêneses. 14.18-20, sendo Arão o primeiro sumo Sacerdote.

O Sacerdócio do Melquizedeque era figura do Sacerdócio Eterno de Cristo.


Dízimo da lei e o Dízimo da Graça“ORA, em suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade”. Hebreus. 1.8. “E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer. Mas este, (Jesus) porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo”. Hebreus.7.23,24 (o sacerdócio dos homens mortais não permaneceu, pois era simbólico, mas o de Melquizedeque (figura de Jesus) é para sempre. “Porque a lei constituiu sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho (Jesus), perfeito para sempre”. Hebreus 7.26. E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a Lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenha saído dos lombos de Abraão. Mas aquele (Jesus) cuja genealogia não é contada entre ele, tomou dízimo de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas ora sem contradição alguma, o menor é abençoado pela maior.

Obs.: O sacerdócio humano, só foi instituído séculos depois, e Melquizedeque não estava entre aqueles filhos de Levi. O menor é abençoado pelo maior. Como Abraão sendo Pai da fé de todos poderia ser considerado menor diante de alguém? Só haveria alguém que poderia abençoa-lo, Jesus. “E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem (sumo sacerdote levíticos) ali, porem aquele de quem se testifica que vive. Aqui se fecha a questão. Somente “UM” que testifica que vive (veja o tempo presente, isso lembra alguma coisa).

Deus anunciou o evangelho primeiramente a Abraão.
“Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão (não filhos da Lei). "Ora, tendo a Escritura prevista que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé, (não da Lei), são benditos com o crente Abraão”. Gálatas.3.6,7,8,9.

A Lei dos "Dízimos" foi envolvida pela Graça e recebeu um sentido espiritual.
"As coisas Espirituais se discernem Espiritualmente" (1 Cor. 2:14), Devemos levar em conta o texto e o contexto para entendermos e interpretarmos os textos bíblicos, além de reconhecer a Bíblia como Palavra de Deus, depois conhecer algumas regras de interpretação e até regras gramaticais além de uma exegese apurada e sem fundamentalismo, Outro fator importante é que os apóstolos pregavam o evangelho naquele tempo usando os textos do Antigo Testamento, principalmente o apostolo Paulo.  "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido". I Coríntios 2.14,15. "Portanto, se trouxeres tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti". Mateus 5.23.

Questão do Imposto (tributo, contribuição, dízimo).
O Dinheiro como moeda de troca e compra é de circulação bem antigo, “Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não. Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro. E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição? Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. Mateus. 22.17,18,19,20,21.

Portanto negar que não existem argumentos no novo testamento, referente a ofertas, ou às contribuições para a igreja é pura hipocrisia. “E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós o proibimos, porque não nos segue. Jesus, porém, disse: Não o proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim”. Marcos 9.38,39,40.

Palavras de Gamaliel doutor da lei, fariseu, venerado pelo povo.
“E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, Mas, se é de Deus, não podereis desfaze lá; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus. Atos. 5.38,39.

Qual é a diferença entre a lei e a graça.
Muita! … Pois a Graça é muito mais rigorosa, e muito mais exigente. A lei matava fisicamente, enquanto que a Graça mata tanto o corpo físico como a Alma (espirito) e ainda lança o homem no Inferno. “E não temais os que matam o corpo (A Lei) e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”. Mateus 10.28. “E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? ” João. 5.5.

A Oferta da Viúva.
“Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha”. Lucas. 21.4

O Cuidado com as Ofertas.
“Não deis aos cães as coisas Santas, nem deiteis aos porcos as vossas Pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem”. Mateus. 7.6. “Portanto, se trouxeres a tua Oferta ao Altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti”. Mateus 5.23.
Dízimo da Lei e o Dízimo da Graça
A Igreja Primitiva nos deixou o maior dos exemplos.

Uma das maiores referências descritas no Novo Testamento encontra-se em Atos dos Apóstolos: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração. Atos 2:42-46.

"Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram”  Atos 5:1-5.

Devemos ter cuidado com os ensinos que proíbem a doação de ofertas para o serviço cristão, pois a contribuição faz parte do culto de adoração a Deus, é a contrição que envia os missionários para o campo e assim as vidas em outras cidades, no campo e em outros países são alcançadas.

Autoria.

Pr. Adilau
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA UNIVERSAL

Referências:

Fonte pesquisada: Bíblia Almeida Atualizada e Corrigida. ARC. -
Fonte pesquisada: Bíblia Online. https://www.bibliaonline.com.br/
Fonte pesquisada: https://www.google.com.br/imagens

domingo, 29 de janeiro de 2017

DEUS CRIOU O MAL?

janeiro 29, 2017 0

Deus criou o mal?
Existem muitas expressões na bíblia que deixa o leitor meio perdido e isso tem sido causa de divisões doutrinárias entre muitos evangélicos por entenderem que Deus é o responsável diretamente pelo o que está acontecendo na terra, como as calamidades, enfermidades, fome, violência etc. devemos entender que ao aceitarmos o pecado consequentemente permitimos a entrada do mau ou do Diabo o qual é o agente destruidor. “E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira”. 2 Tessalonicenses 2:11, aqui o sentido é que Deus permitiria os acontecimentos por causa da desobediência dos homens, é uma forma do homem dar autoridade ao diabo para agir em sua vida, e essa permissão, É o Pecado.

Em Gênesis vemos a seguinte expressão: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto”. Gênesis 1.3. Em outras palavras, (palavras minhas), “Deus fala que, "O que Ele fez é perfeito”.

Certo dia navegando pelo Facebook, fui interrogado por uma leitora que despertou minha atenção onde a mesma ficou confusa com esse versículo na bíblia, então me senti na responsabilidade de afastar os pensamentos contrários que certamente ela iria cultivar. Então como cristão, fiquei triste em saber que existe muitos que ainda não conseguem interpretar a "Espiritualidade" em um texto bíblico. Prontamente respondi para esta senhora que nessa passagem, Deus estava em sua soberana Santidade, reconhecendo ser Ele, o criador do (anjo) Lúcifer e não atribuindo a si mesmo o mau que o Lúcifer (Diabo) praticava.

Exitem também uma crença de adeptos de certa religião os quais dizem que Deus é bom para os bons e mau para os maus, isso prova como esses religiosos estão longe de Deus.  vemos mais uma vez uma argumentação falsa e contraditória. “Porque Deus faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos”. Mateus 5:45. Deus é imparcial é santo e perfeito. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7

Jó é um dos casos especiais, pois ninguém está imune da tentação, principalmente os que se colocam como servos e filhos de Deus, pois Satanás é um instrumento ou agente provador, o qual busca sempre um meio para destruir os filhos de Deus. “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” 1 Pedro 5:8. “E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? ” Jó 1:6-9.

Outro exemplo é o rei Acabe que preferiu acreditar nos falsos profetas e com isso sofreu uma punição. “Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Não te disse eu, que ele não profetizaria de mim o que é bom, porém sempre o mal? ”. “E o rei lhe disse: Até quantas vezes, te conjurarei, para que não me fales senão a verdade em nome do Senhor? ”. II Crônicas 18. 15-17. Foi então que o profeta contou a visão e com apresentou um espírito de mentira, e isso aconteceu porque o rei estava racionalmente cego pela vitória e não aceitava a verdade. “Disse mais: Ouvi, pois, a palavra do Senhor: Vi ao Senhor assentado no seu trono, e todo o exército celestial em pé à sua mão direita, e à sua esquerda. E disse o Senhor: Quem persuadirá a Acabe rei de Israel, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? Um dizia desta maneira, e outro de outra. Então saiu um espírito e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o persuadirei. E o Senhor lhe disse: Com quê? E ele disse: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E disse o Senhor: Tu o persuadirás, e ainda prevalecerás; sai, e faze-o assim”. 2 Crônicas 18:18-21.

Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas. Isaías 45:7.

A expressão usada no versículo acima, aponta Deus como criador de todas as coisas, e não como o autor do mal que é o próprio Diabo, sendo que o mesmo só atua no mundo e na vida dos homens com a devida permissão de Deus. “Agora, pois, ouve isto, tu que és dada a prazeres, que habitas tão segura, que dizes no teu coração: Eu o sou, e fora de mim não há outra; não ficarei viúva, nem conhecerei a perda de filhos. Porém ambas estas coisas virão sobre ti num momento, no mesmo dia, perda de filhos e viuvez; em toda a sua plenitude virão sobre ti, por causa da multidão das tuas feitiçarias, e da grande abundância dos teus muitos encantamentos. Porque confiaste na tua maldade e disseste: Ninguém me pode ver; a tua sabedoria e o teu conhecimento, isso te fez desviar, e disseste no teu coração: Eu sou, e fora de mim não há outra. Portanto sobre ti virá o mal, sem que saibas a sua origem, e tal destruição cairá sobre ti, sem que a possas evitar; e virá sobre ti de repente desolação que não poderás conhecer”. Isaías 47:8-11.
Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, e que produz a ferramenta para a sua obra; também criei o assolador, para destruir. Isaías 54:16.

Eis as verdadeiras atribuições de Satanás.

O ladrão não vem senão a roubar, a matar e destruir". João 10:10. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. Apocalipse 12:9.


Pr. Adilau Vieira da Costa
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA UNIVERSAL.

Fonte Pesquisada: https://www.bibliaonline.com.br/
Fonte Pesquisada: http://bibliaportugues.com/
Fonte Pesquisada: https://www.google.com.br/search?

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

A VERDADE SOBRE O SHABAT

janeiro 27, 2017 0

A Verdade sobre o SábadoO Sábado (Shabat), tem se tornado uma questão doutrinária e institucional, e ainda persiste em gerar dúvidas e resistência por parte dos seus adeptos que tem protagonizado o sábado (Shabat) como um mandamento ainda a ser cumprido, tal pragmatismo religioso, recebeu uma interpretação meramente literal e exclusivista, “O Sábado”, portanto tem sua interpretação tanto no nivel literal como no espiritual, assim como em Gênesis o qual aponta para Jesus como descanso de Deus, aponta para o futuro, sendo na verdade uma profecia e uma referência simbólica e Espiritual da Salvação em Cristo Jesus.

Porque em certo lugar... disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas   as suas obras no sétimo dia. E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso. Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência. Hebreus 4:4-6. Esse lugar de repouso é literalmente descrito ao longo da bíblia por vários escritores.

O céu é o meu trono e a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? Diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso? Atos 7:49. Aqui Deus deixa claro que o sábado não é o lugar ou o dia do seu repouso.

O texto em Gênesis fala que Deus descansou de suas obras, isto é, acabou no sétimo dia, e assim muitos ficam confusos ao interpretar literalmente o que na verdade é uma profecia, ou melhor tem sentido amplamente espiritual apontando para o futuro, pois a lei não estava em evidencia nos dias da criação da terra. O descansar ou repousar tornaria Deus um ser limitado e portando não poderia ser considerado um “Deus”, e sua palavra se perderia no tempo e não teria mais crédito, veja o que o profeta Elias fala do “deus” dos homens. E sucedeu que ao meio-dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um 'deus' ; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.1 Reis 18:27. Aqui o profeta descreve o “deus” dos judeus, dos incrédulos, do mundo, como um que dorme e descansa, como um deus surdo e mudo, esse é o “deus do sábado”.

Veja o que o profeta Isaías falou:
A Verdade sobre o Sábado “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento”. Isaías 40.28. Davi descreve em poucas palavras um dos atributos de Deus que é a Vigilância. “Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel”. Salmos 121.4.
A interpretação literal do quarto mandamento e sua fundamentação como concerto ou mandamento eterno, tem impossibilitado muitos a não compreender o sentido Espiritual dos textos bíblicos, pois vemos claramente que o sábado como mandamento teve um tempo pré-determinado até a ressurreição de Cristo e o mesmo vem sendo profanado nos dias atuais pelos adeptos das religiões que o considera como uma lei que deve ser cumprida, e assim invalidando o sacrifício de Jesus. “Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa”. Gálatas 3:17.

Devemos portanto entender que o Sábado descrito nos dez mandamentos, não se refere a um dia como consta em nossos calendários, pois o mesmo é simbólico e sim de um lugar predeterminado por Deus para descanso dos seus escolhidos. “a nova jerusalém” veja os versículos. “E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido”. Apocalipse 21:2. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar-vos lugar. João 14.2.

Uma pergunta que não pode se calar. Como Deus descansaria no sábado, é possível Deus descansar em um dia de 24 horas, claro que não. Esse 4º mandamento está referindo-se em especial a salvação eterna. “Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. Hebreus 4:8.

O Sábado e suas divergências.
Se observarmos com a devida atenção, o sábado de descanso para os judeus era lei, e esta lei era exclusiva para os mesmos e os gentios eram proibidos de realizar os rituais judaicos, então se esta lei ainda estiver em evidência, estamos todos perdidos e nossa fé é em vão. “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada". Gálatas 2.16. O apostolo continua dizendo... “Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus”. Gálatas 2.19. Estou morto para a lei, portanto, guardar o sábado como lei não é mais uma obrigação. “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las”. Gálatas 3.10.

As instituições religiosas atuais justificam a guarda do sábado como um mandamento a ser cumprido por ser um concerto eterno, ignorando que a lei tornou-se maldita, uma vez que a condenação da mesma era carnal ou melhor o indivíduo era castigado, torturado, sendo até morto, isto é, o castigo era físico, mas a graça mata o indivíduo espiritualmente, como ocorreu com Adão e Eva, após desobedecerem a Deus eles não morreram fisicamente e sim espiritualmente. “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13.

Então a terra folgará nos seus sábados, todos os dias da sua assolação, e vós estareis na terra dos vossos inimigos; então a terra descansará, e folgará nos seus sábados. Levítico 26:34. Vemos mais uma vez que o “Descanso ou Repouso” de Deus, não se refere a um dia comum como o sábado de 24 horas como muitos afirmam, em sim de um “Lugar especial e preparado por Deus”.

Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. Hebreus 4:10. Isto é, Jesus, após ter sido crucificado e morto, o mesmo foi recebido no céu e está à direita de Deus o Pai. Marcos 16.19, I Pedro 3.22. Assim jurei na minha ira. Que não entrarão no meu repouso. Hebreus 3:11. Mas uma vez a referência “Repouso” indicando um lugar, e não do sábado como um dos dias da semana".

A Verdade sobre o SábadoProcuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. Hebreus 4:11. Aqui a expressão “procura, pois entrar naquele repouso” aponta para uma atitude do ser humano em aceitar o sacrifício de Jesus e se preparar para estar com ele”, pois é lá o lugar de descanso.  “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”, Filipenses 3:20, O Apostolo Paulo desejou a morte, isto é, estar onde cristo estava, em outras palavras descansar de suas obras. “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. Filipenses 1.23.

Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira.  Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. Hebreus 4:3. Desde a fundação do mundo aponta para o 4º mandamento dado a Moisés, o qual Deus retrata simbolicamente a figura de Jesus. E para entrar nesse repouso somente através das  obras por meio da fé em Jesus. E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? Hebreus 3:18. O juramento é uma promessa para o futuro.

E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso. Hebreus 4:5. Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. Hebreus 4:1. Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. Hebreus 4:9. Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, Hebreus 4:6. Passagens explícitas e objetivas, onde vemos que o repouso ou descanso bíblico era uma promessa (profecia) para o povo de Deus.

Os dois Sábados: O primeiro Sábado foi estabelecido por Deus antes da Lei (Gênesis 2.2,3); O segundo estabelecido por Deus ao povo através de Moisés como uma lei.

O Sábado como mandamento ou o sétimo dia era figurativo e adornado por símbolos e rituais; O Espiritual foi estabelecido por Deus no final da criação do mundo e a lei não estava em evidência; O mandamento que era o literal, foi estabelecido por Deus, que espiritualmente o mesmo envolve toda uma simbologia com seus rituais e alegorias, é só observar que as referências ao sábado da lei são divergentes, e não segue uma  ordem ou cronologia exata, veja: 
a). Uma vez no mês; Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado. Levítico 23:32.  
b) De sete anos: Porém ao sétimo ano haverá sábado de descanso para a terra, um sábado ao Senhor; não semearás o teu campo nem podarás a tua vinha. Levítico 25:4;
c) Sete dias e Sete semanas; Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão. Levítico 23:15.
d) No Sétimo mês; No sétimo mês, no dia quinze do mês, na festa, fará o mesmo por sete dias, tanto o sacrifício pelo pecado, como o holocausto, e como a oferta de alimentos, e como o azeite. Ezequiel 45:25. Levítico. 23.24.

A ligação entre os dois sábados requer um discernimento espiritual apurado dos textos bíblicos, o sábado era e ainda é, uma forma de santuário terrestre. Quando Deus santificou o dia sétimo, o mesmo estava de antemão apontando para o cumprimento do sacrifício expiatório de Jesus e sua ressurreição; Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. Hebreus 4:10. Aqui vemos o repouso de Cristo e o repouso de Deus como um só, Jesus consagrou sua obra expiatória na cruz.

O Sábado também era considerado um dia santo para os judeus os quais deveriam reverenciá-lo e santificá-lo, ou melhor era um dia separado exclusivamente para santificação do povo. "  é o teu santo sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos estatutos e leis mandastes pelo ministério de Moisés, teu servo". Neemias 9.14. " Lembra-te do dia de Sábado para o santificar". Êxodo 20.8. " Nem tirareis de casa no dia de sábado as vossas cargas, nem façais obra alguma; antes santificai o dia de sábado, como eu vos ordenei a vossos pais". Jeremias. 17 22.

Mesmo que o sábado seja considerado um dia de repouso para os homens nos dias atuais, como era no antigo testamento, o mesmo não pode ser confundido com o descanso ou repouso descrito em Gênesis, pois ali “ O Sábado” é simbólico e espiritual e os judeus os quais estão presos a seus costumes e tradições não conseguem ver a espiritualidade nos textos os quais apontam para uma salvação em Cristo Jesus, o Messias prometido. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. Marcos 7:9.

E por isso o apostolo Paulo aconselha: Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; Colossenses 2:8.

Sombra das Coisas Futuras.
"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados. Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. Colossenses" 2.14,16,17.

Os judeus, fariseus, saduceus com medo de perderem o status religioso e político os quais estavam sob seu domínio, faziam oposição a cristo e a seus seguidores e por isso perseguiram até mata-lo. Porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu. Atos 6:14, e assim fizeram com o apostolo Paulo: E, quando já era dia, alguns dos judeus fizeram uma conspiração, e juraram, dizendo que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem a Paulo. Atos 23:12.

Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles. João 9.16. “Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal, salvar a vida, ou matar? ”  Lucas 6:9. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. João 5:17. E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado. Lucas 13:14. Vemos aqui que o questionamento em si não era os milagres, as curas que eram feitas por Jesus e sim o ato do mesmo estar realizando o mesmo no dia do descanso sabático dos judeus.

Jesus mais uma vez deixa claro que veio para cumprir a lei ou mandamentos que nenhum judeu ou gentio pode cumprir. Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Mateus 5:17. Se até aquele momento nenhum judeu pode cumprir os mandamentos, como poderão cumprir agora se a lei se tornou espiritual, pois os mesmos continuam na desobediência acreditando em Maomé, João Batista e não acreditam no verdadeiro Messias “Jesus Cristo”, na verdade as instituições Sabatistas, são na verdade Instituições fanáticas e Idólatras pois tem o sábado como dia santo, e com isso desprezam e invalidam o sacrifício de Jesus.

E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Marcos 2:27.  Isto é, o sábado depende do homem e não o homem do sábado, aqui o homem tem o sábado sob seu controle. E ele lhes disse: Podeis vós fazer jejuar os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Lucas 5:34. Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor. Mateus 12:8. E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado. Lucas 6:5. Se Jesus é o Senhor do sábado, Ele é meu Senhor e assim como ele trabalhou no sábado e cumpriu a lei, eu também cumpro a lei trabalhando todos os dias, inclusive no sábado.

A Verdade sobre o SabadoJesus foi acusado de profanar o sábado e de não cumprir a lei e baseado no quarto mandamento os judeus acusaram Jesus. E a prova que este sábado era simbólico ou espiritual o qual apontava para a obra redentora de Jesus na Cruz, foi que o mesmo trabalhava no sábado, pois foi exatamente o que os judeus falaram e isso serviu de base para jesus ser condenado. “E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado. Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? ”. Lucas 13:14,15. Os Judeus trabalhavam no sábado normalmente, mas por demagogia religiosa, os mesmos ao ver jesus trabalhando, foram movidos de uma falsidade religiosa, e assim usaram a lei do sábado como um argumento contra Jesus. 

Foi então que Jesus citou a violação do quarto mandamento pelos judeus. 
“Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Mateus 12:5. “Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem discernem o impuro do puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles. Ezequiel 22:26. Os seus profetas são levianos, homens aleivosos; os seus sacerdotes profanaram o santuário, e fizeram violência à lei”. Sofonias 3:4.:?.

Uma prova infalível de que a lei que era literal para os judeus no A.T., era na verdade simbólica e apontava para o sacrifício de Jesus, pois o mesmo apontava para um ritual a ser cumprido pelos judeus. “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados”. Gálatas 3:24

Conclusão.
Portanto não há base bíblica para ter o sábado como um dia específico para se descansar, ou ficar sem trabalhar como se fosse um mandamento ou dia considerado por muitos como “Santo”. O Sábado descrito nos dez mandamentos refere espiritualmente a “Nova Jerusalém” como descreve o apostolo. O Sábado é a promessa de Deus aos seus filhos, o qual figura como um concerto perpetuo ou eterno o qual se cumprirá em um dia determinado por Deus.

Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. 2 Pedro 3:13,14

Porque até agora não entrastes no descanso (no sábado de Deus) e na herança que vos dá o Senhor vosso Deus. Deuteronômio 12:9. Porque disse Davi: O Senhor Deus de Israel deu repouso ao seu povo, e habitará em Jerusalém para sempre.1 Crônicas 23:25. Levanta-te, pois, agora, Senhor Deus, para o teu repouso, tu e a arca da tua fortaleza; os teus sacerdotes, ó Senhor Deus, sejam vestidos de salvação, e os teus santos se alegrem do bem. 2 Crônicas 6:41.

As instituições atuais justificam a guarda do sábado como um mandamento e concerto eterno, ignorando que a lei tornou-se maldita por que não foi cumprida pelos judeus e a mesma tem como sentença a morte e assim essa lei foi pregada na cruz sendo cumprida em Cristo Jesus. E assim nós que estávamos retidos por essa “Maldição”, fomo libertados por cristo para servirmos a Ele em liberdade. “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13

Shabat.
No hebraico שבת, descanso/inatividade, no judaísmo como o dia sétimo de Gênesis, após o sexto dia da criação, sendo observado pelos judeus a partir do pôr do sol de sexta feira até o pôr do sol do sábado. A observância do sábado por outras religiões de outros países orientais e ocidentais cai no contraditório pois de acordo com o A.T. tal mandamento é uma lei exclusivista, a qual mantém os judeus presos a lei do A.T., “O sacrifício dos ímpios já é abominação; quanto mais oferecendo-o com má intenção. ” Provérbios 21:27, inclusive aos demais seguidores e religiões, os quais estão fora do plano de salvação em Cristo Jesus, estando os mesmo sob a maldição descrita na Bíblia e assim longe da Salvação.

“E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé”. Gálatas 3.11

Referencias Bibliografias:

fontes pesquisadas: https://www.bibliaonline.com.br.
fontes pesquisadas: http://bibliaportugues.com/kja/
fontes pesquisadas: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sab%C3%A1



Pr. Adilau Vieira da Costa.

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA UNIVERSAL